Últimas Notícias
recent

COMO ERAM AS CHUTEIAS ANTIGAS?

PESADAS, FEITAS DE COURO E MUITO DIFERENTES  DOS MODELOS ATUAIS, ELAS EVOLUIRAM MUITO

Quem vê hoje os jogadores entrando em campo com chuteiras leves, coloridas e desenvolvidas com alta tecnologia talvez nem imagine como eram os calçados utilizados pelos craques do passado.

Nas primeiras décadas do século XX, as chuteiras se pareciam mais com botas de couro do que com os modelos que conhecemos atualmente. Eram pesadas, rígidas, tinham cano alto e travas que ajudavam os jogadores a manter o equilíbrio nos gramados. Quando molhadas, ficavam ainda mais pesadas, dificultando os movimentos.

A partir das décadas de 1940 e 1950, os modelos começaram a ganhar um formato mais próximo do atual, mas ainda eram robustos e pouco flexíveis. O couro grosso predominava, e as travas podiam ser feitas de diferentes materiais, conforme a época e o fabricante.

Nos anos 1960 e 1970, as chuteiras passaram por mudanças importantes. Os modelos de cano mais baixo ganharam espaço, proporcionando maior liberdade de movimento. O tradicional visual preto, muitas vezes acompanhado de detalhes brancos, tornou-se uma das marcas registradas do futebol daquela época.

Craques como Pelé e Garrincha desfilaram seu talento pelos gramados com calçados muito diferentes dos utilizados pelas estrelas de hoje. Naquele tempo, o conforto e a leveza ainda estavam longe do nível alcançado pela indústria esportiva moderna.

Nas décadas de 1980 e 1990, os fabricantes ampliaram a variedade de modelos, aperfeiçoaram os solados e passaram a investir em materiais mais leves e anatômicos. Aos poucos, as chuteiras também ganharam novas cores e designs.

Nos campos de várzea e nas cidades do interior, a história era ainda mais curiosa. Muitos jogadores utilizavam chuteiras de couro duro, que precisavam ser amaciadas antes de oferecer maior conforto. A conservação do material também exigia cuidados especiais.

Hoje, a tecnologia permite produzir chuteiras com materiais sintéticos, solados específicos para diferentes tipos de gramado e recursos voltados à aderência, à velocidade e ao controle da bola.

Moura Nápoli

Moura Nápoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMO ERAM AS CHUTEIAS ANTIGAS?

PESADAS, FEITAS DE COURO E MUITO DIFERENTES  DOS MODELOS ATUAIS, ELAS EVOLUIRAM MUITO Quem vê hoje os jogadores entrando em campo com chut...

O GRANDE PARCEIRO

Tecnologia do Blogger.