Últimas Notícias
recent

O BRASIL NAS COPAS - 1958


Por Daniel Nápoli

1958

Para a Copa do Mundo disputada na Suécia, o Brasil viajou mais “blindado”, com um esquema profissional e um grupo “fechado”, contando com craques dentro e fora das quatro linhas.

Foi neste Mundial que o Mundo pode conhecer o talento de muitos craques, entre eles Garrincha e um jovem de 17 anos, que mais tarde seria conhecido como o “Rei Pelé”.

Comandado pelo técnico Vicente Feola, o Brasil foi  sexta edição de Mundial, com o seguinte grupo:




Goleiros – Gilmar (Corinthians) e Castilho (Fluminense)
Laterais – Djlama Santos (Portuguesa-SP), De Sordi (São Paulo), Nilton Santos (Botafogo-RJ) e Oreco (Corinthians)
Zagueiros – Bellini (Vasco da Gama), Zózimo (Bangu), Orlando (Vasco da Gama) e Mauro Ramos (São Paulo)
Meio-campistas – Dino Sani (São Paulo), Didi (Botafogo –RJ), Zagallo (Flamengo), Pelé (Santos), Garrincha (Botafogo-RJ), Moacir (Flamengo), Joel (Flamengo), Zito (Santos) , Pepe (Santos) e Dida (Flamengo)
Atacantes – Vavá (Vasco da Gama) e Mazzola (Palmeiras)

O esquema tático de Vicente Feola para aquela Copa supreendeu seus adversários, uma vez que os meias atacavam e os atacantes também retornavam para a marcação, fazendo com que no jogo tivessem aos mesmo tempo vários meio-campistas e vários atacantes, infernizando o rival.

O Brasil estreou no Mundial da Suécia, no dia 8 de junho, em Uddevalla, contra a Áustria e venceu com autoridade, pelo placar de 3x0, com gols de Mazzola (dois) e Nilton Santos, tirando assim, a tensão da estreia.

Três dias depois, os brasileiros enfrentaram em Gotemburgo, um duro adversário, a Inglaterra. Em um jogo nervoso, as duas seleções não saíram do zero.

Na mesma Gotemburgo, no dia 15 de junho, o Brasil se garantia nas quartas de final, ao vencer a União Soviética do goleiro Yashin, por 2x0, com gols de Vavá.

Novamente em Gotebumgurgo, veio a fase de “mata-mata”. O adversário seria o País de Gales. Assim como contra a Inglaterra, o Brasil encontrou um duro adversário e para se garantir nas semifinais, a seleção Canarinho contou com a estrela de Pelé, autor do único gol daquela partida, disputada no dia 19 de junho.

Agora na semifinal, o Brasil passaria pelo seu então maior teste, a forte seleção francesa, no Estádio Rasunda, em Estocolmo. Para muitos especialistas, esta partida foi a final antecipada daquele Mundial. De um lado, os brasileiros contando com o poder decisvo de Vavá, Pelé e cia e do outro, a França, com o artilheiro Just Fontaine e o talento de Piantoni.

Com gols de vavá, Didi e um verdadeiro show de Pelé, que marcou em três oportunidades, o Brasil não só venceu e convenceu, ao golear por 5x2, como se credenciou para a grande final. O sonho do título inédito estava vivo!

Novamente no Estádio Rasunda, o Brasil jogaria a decisão diante de Suécia, no dia 29 de junho. Após aquela partida, o Mundo conheceria um campeão inédito.

Antes do jogo, a tensão tomava conta dos atletas brasileiros, uma vez que não iriam poder entrar em campo com suas camisas amarelas e calção azul, já que a Suécia, a dona da casa, jogaria dessa maneira.

Porém o chefe da delegação brasileira, Paulo Machado de Carvalho, incentiVou seus comandos, dizendo que eles jogaria de azul, o “manto de Nossa Senhora”, procurando tirar qualquer suspeita do “fantasma de 1950”, daquele vestiário.

Durante o jogo, um susto. A Suécia saia na frente, mas o Brasil reagiu, exorcizando qualquer “complexo de vira-lata” e com gols de Vavá (dois), Pelé (dois) e Zagallo), o Brasil goleou os donos da casa por 5x2, conquistando pela primeira vez, a Taça Jules Rimet.

A exibição foi tão boa, que ao final da partida, os torcedores suecos aplaudiram a vitória adversária. O Brasil finalmente conquistava a tão sonhada Copa do Mundo, se juntando a um seleto grupo, que contava até então com os bicampeões Uruguai e Itália e a campeã Alemanha.



Moura Nápoli

Moura Nápoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COLUNA DO SASSO

Neste sábado o Ituano dará início na sua jornada no Brasileiro Série B. E a coisa já começa quente. Enfrentará a Chapecoense na Arena Condá....

O GRANDE PARCEIRO

Tecnologia do Blogger.