Últimas Notícias
recent

IRMÃO DE CARMEM MIRANDA BRILHOU NO ESPORTE E POUCA GENTE SABE

IRMÃO DE CARMEM E AURORA MIRANDA TEVE CARREIRA DE SUCESSO, MAS FOI COMO REMADOR

A maioria das pessoas que cultuam Carmem Miranda como uma das artistas mais famosas do mundo e que, embora portuguesa de nascimento, era brasileiríssima de alma, não imagina que a família foi de famosos.

A irmã Aurora Miranda também foi cantora, embora não tivesse seguido a carreira internaciional, foi um nome muito conhecido e respeitado no Brasil.

Agora pouca gente sabe que Carmem teve um irmão não menos famoso, que não era cantor, não era artista, mas brilhou intensamente no esporte.

Amaro Miranda da Cunha, também conhecido como Mário Cunha ou “Mocotó”, foi um destacado remador brasileiro das décadas de 1930 e 1940. Nascido no Rio de Janeiro em 15 de junho de 1912, era irmão das cantoras Carmen Miranda e Aurora Miranda.

No esporte, ganhou notoriedade no remo carioca, modalidade bastante popular na época, especialmente entre clubes tradicionais do Rio de Janeiro, como Botafogo de Futebol e Regatas e Club de Regatas Vasco da Gama. 

Participou dos Jogos Olímpicos de Verão de 1932, em Los Angeles, integrando a equipe brasileira de remo na prova do oito com. Também conquistou o título carioca de remo em 1938.

Além da carreira esportiva, Amaro fazia parte da famosa família Miranda da Cunha, muito ligada ao meio artístico e social do Rio de Janeiro. Enquanto Carmen Miranda alcançava fama internacional na música e no cinema, ele se destacava nas regatas disputadas na Baía de Guanabara.

Amaro Miranda da Cunha morreu em 15 de março de 1988, aos 75 anos, vítima de câncer, sendo sepultado no Cemitério de São João Batista, ao lado da irmã famosa.

Moura Nápoli

Moura Nápoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IRMÃO DE CARMEM MIRANDA BRILHOU NO ESPORTE E POUCA GENTE SABE

IRMÃO DE CARMEM E AURORA MIRANDA TEVE CARREIRA DE SUCESSO, MAS FOI COMO REMADOR A maioria das pessoas que cultuam Carmem Miranda como uma ...

O GRANDE PARCEIRO

Tecnologia do Blogger.