
Com a vitória após diputada dos pênaltis sobre o Bayern de Munique, em plena Allianz Arena, o Chelsea conquistou pela primeira vez a Liga dos Campeões da Europa e com isso passou a ser o 22º clube diferente a conseguir tal feito.
O triunfo veio aliviar a crise pela qual o futebol inglês vivia até essa conquista, já que Manchester United e Manchester city caíram ainda na fase de grupos, enquanto o Arsenal ficou nas oitavas-de-final.
O título de 2012 é o 12º da história da Inglaterra na Champions, que conquistou ainda cinco com o Liverpool, três com o Manchester United, dois com o Nottingham Forest e um com o Aston Villa, igulando o número de conquistas dos italianos e ficando atrás somente da Espanha, que possui 13 títulos.
Curiosamente, em outras duas oportunidades em que a grande final da Liga havia sido realizada na cidade de Muique, saiu um campeão inédito. Na primeira vez, na temporada 1978/1979, o tambem inglês Nottingham Forest, em uma final surpreendente, bateu a equipe sueca do Malmo por 1x0. Já na segunda oportunidade, o francês Olympique de Marseille coqnuistou a taça ao vencer o então tetracampeão Milan por 1x0.
Lembrando que o maior vencedor da história da competição é o Real Madrid, que soma 9 títulos, o último conquistado na temporada 2001/2002.
Nenhum comentário:
Postar um comentário