Últimas Notícias
recent

Luto

MORRE CHICO FORMIGA

Foto: Revista Veja
Por Daniel Nápoli

Faleceu na noite de ontem, vítima de um infarto, na cidade de São Vicente-SP, aos 81 anos, o ex-jogador e ex-treinador de futtebol Chico Formiga.

Nascido na cidade mineira de Araxá, Francisco Ferreira de Aguiar, iniciou sua carreira profissional no Cruzeiro-MG e logo se transferiu para o Santos Futebol Clube, no ano de 1950.

Pelo time da Vila Bemiro, Chico atuou entre 1950 e 1956 e posteriormente, em sua segunda passagem, entre os anos de 1960 e 1963, conquistando títulos como o  bicampeonato Mundial de clubes, bicampeonato da Libertadores da América, tricampeonato da Taça Brasil, um torneio Rio-São Paulo e quatro campeonatos Paulista. Teve passagem ainda por Palmeiras (1957-1960), conquistando uma Taça Brasil e um Campeonato Paulista.

Depois de encerrar a carreira de jogador, Chico passou a ser treinador. Seu ponto alto foi comandar a primeira geração dos "Meninos da Vila", campeã paulista de 1978, que contava com nomes como Juary, Pita, Ailton Lira e Nilton Batata. Pelo Santos ainda comandou o time de 1983 que terminou com o vice-campeonato brasileiro, perdendo a decisão para o Flamengo de Zico, Júnior, Andrade e cia.

Formiga também teve passagem campeã pela equipe do São Paulo, onde chegou a duas finais de estadual (1981 e 1982), ganhando o título na primeira oportunidade. Chegou a final também do Campeonato Brasileiro pelo tricolor do Morumbi, mas acabou perdendo o título para o Grêmio, de Renato Gaúcho e cia.

Chico ainda teve passagens por Corinthians (1987 - onde foi vice-campeão paulista), Portugesa-SP, Goiás, Santo André e Universidad Guadalajara-MEX (1988), América-MG (1993- onde foi campeão mineiro), Catanduvense, Palestra de São Bernardo e Oita Trinita-JAP (também no ano de 1993).

Encerrado seu trabalho como treinador, Formiga foi convidado para trabalhar nas divisões de base do Santos no final dos anos 1990, tendo sido fundamental para as conquistas futuras da quipe, ajudando a revelar nomes como Robinho e Diego. 


Moura Nápoli

Moura Nápoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COLUNA DO SASSO

Neste sábado o Ituano dará início na sua jornada no Brasileiro Série B. E a coisa já começa quente. Enfrentará a Chapecoense na Arena Condá....

O GRANDE PARCEIRO

Tecnologia do Blogger.