Últimas Notícias
recent

Automobilismo

PIETRO FITTIPALDI É CONVIDADO PARA INGRESSAR NA ACADEMIA DE PILOTOS DA FERRARI

Por Daniel Nápoli

Neto do bicampeão mundial de Fórmula 1, Emerson Fittipaldi, Pietro (foto ao lado), de 18 anos, foi convidado para ingressar nesta semana na Academia de Pilotos da Ferrari. O norte-americano naturalizado brasileiro, durante três dias, em Fiorano, na Itália, passou por testes físicos, treinos mentais e sessões de simulador com outros três pilotos.

Atual campeão da Fórmula Renault Inglesa, Pietro obteve resultados que impressionaram, recebendo assim o convite. O contrato ainda não foi assinado, já que o objetivo é realização de uma parceria entre a Escuderia Telmex, do bilionário Carlos Slim, a qual Fititpaldi é membro e a Ferrari. 
Emerson, avô do jovem piloto, está fazendo a mediação das negociações. Um acerto entre as partes, pode deixar próximo um retorno da Família Fittipaldi à Fórmula 1 em um futuro próximo.

Ainda um pouco distante de ingressar de fato na Fórmula 1, Pietro além de ter resultados impressionantes nas categorias de base e de ter conquistado títulos também na Nascar (nos Estados Unidos), carrega um sobrenome de peso, demonstrando que o automobilismo segue firme nas veias da família.

O pioneiro ou “desbravador” da família, foi Wilson Fittipaldi (foto ao lado), bisavô de Pietro. Falecido no ano passado, o “Barão” como era conhecido, era um grande corredor de automóveis entre os anos 1940 e 1950, período em que o automobilismo engatinhava no Brasil. Seja por meio de sua pilotagem ou já na carreira e jornalista e locutor esportivo, Wilson ajudou a difundir o esporte no país, sendo inclusive fundador da Confederação Brasileira de Automobilismo.

Bisavó de Pietro, Juzy (falecida em 2006 - foto acima), assim como o marido Wilson, disputava corridas de automóveis entre os anos 1940 e 1950, conquistando relevantes resultados e levando o nome da família nos lugares mais altos do pódio.

Do casal desbravador, nasceram os irmãos Wilson Fittipaldi Jr. (foto ao lado) e Emerson. Wilsinho, o filho mais velho ingressou na Fórmula 1, tendo disputado 38 GPs (1972, 1973 e 1975), fundando ao lado do irmão a equipe Copersucar-Fittipaldi, o primeiro  e até agora único time brasileiro na história da categoria.

Emerson (foto ao lado), o irmão mais novo, até o momento é o nome de maior sucesso da família. Fittipaldi ingressou na Fórmula 1 no ano de 1970 e até o ano em que se retirou da categoria (1980), conquistou importantes marcas: 6 poles, 14 vitórias e 2 títulos mundiais (1972 e 1974), tornando-se o primeiro piloto brasileiro a vencer uma corrida da categoria, abrindo, com a conquista de seus campeonatos, o caminho para outras glórias do país dentro da Fórmula 1.

O clã não encerrou sua trajetória no automobilismo com os irmãos Fittipaldi. Christian (foto ao lado), filho de Wilsinho, já competiu em diversas categorias do automobilismo tendo disputado três temporadas da Fórmula 1, entre 1992 e 1994. Na categoria máxima do automobilismo mundial, seus resultados não foram tão expressivos, porém conseguiu alcançar dois quartos lugares em GPs, no ano de 1992, com uma modesta Footwork.

Agora cabe ao jovem Pietro seguir esta importante e rica história de sua família, dentro do automobilismo.
Moura Nápoli

Moura Nápoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ITUANO PERDE OUTRO ATACANTE PARA O DEPARTAMENTO MÉDICO

PABLO LESIONOU-SE EM UM TREINAMENTO NA SEMANA E DEVERÁ FICAR NO DM POR PELO MENOS SETE MESES   O atacante chegou em 2023 e marcou um gol c...

O GRANDE PARCEIRO

Tecnologia do Blogger.