Últimas Notícias
recent

ITUANO: ANÁLISE DA CAMPANHA E OLHOS NO FUTURO

ITUANO NÃO PODE ESQUECER O QUE PASSOU, MAS DEVE OLHAR PARA FRENTE

 Foco na preparação física nesta semana de preparativos, na intertemporada da Série B 

Em 2022 o Ituano fez uma grande campanha na Série B, chegando em 6º lugar e só não subindo para a Série A na última rodada. O elenco era bem encaixado e a campanha foi das melhores.

Quando se esperava pela manutenção daquele elenco, com contratações pontuais, o que se viu foi uma dispensa em massa, que surpreendeu. A gestão deve ter tido, evidentemente, seus motivos para isso.

Os motivos não saíram das quatro paredes, mas não é difícil se imaginar que o quase acesso deve ter feito com que nas tratativas de renovação de contratos, as pedidas por parte de alguns atletas acabassem sendo bem acima do coerente.

Mas, para alguns jogadores talvez compensasse abrir um pouco os cofres... Resultado: muitas dispensas e contratações que não repuseram a altura o nível do elenco. A política do bom e barato acabou não acontecendo, porque o barato não se mostrou bom.

Algumas contratações foram decepcionantes como Geuvânio – só para citar um caso – e frustraram não apenas torcida e imprensa, como também a própria direção, certamente.

Outro erro, embora a própria gestão não reconheça, foi a manutenção de Marcinho no comando técnico. Embora seja uma pessoa excelente e um bom profissional, Marcinho não estava a altura de comandar o Ituano na Série B. Pior, vendo a desempenho fraco do treinador, a direção manteve-o para o Paulistão. Pior ainda só o dispensou quando a situação do clube em termos de rebaixamento já era irreversível.

Será que se Alberto Valentim tivesse chegado na sétima rodada, por exemplo, haveria salvação? É bem provável. Mas o treinador assumiu na décima primeira...

Agora, e como é natural, haverá mais uma rodada de dispensas, pois alguns contratos venceram e outros não serão renovados. Além disso, é normal que o novo treinador, quando chega ao clube, trás consigo alguns jogadores de sua confiança.

O que resta é esperar para que o Ituano possa montar para a Série B, um elenco mais consistente, mais coeso e que chegue para “vestir a camisa” no melhor sentido do termo, para que a manutenção na segunda divisão nacional perdure e que o retorno à elite do futebol paulista venha na próxima temporada, como é o compromisso da gestão.

Foto – Flávio Torres

Moura Nápoli

Moura Nápoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MOURA NÁPOLI - SEMPRE ATENTO

Para ler... e pensar O E.C. Primavera de Indaiatuba – e Indaiatuba é praticamente ao lado de Itu – é detentor dos direitos federativos do ...

O GRANDE PARCEIRO

Tecnologia do Blogger.