Últimas Notícias
recent

OCTOGENÁRIO, PACAEMBU É O GRANDE PATRIMÔNIO ESPORTIVO DE SÃO PAULO


O MAIS CHARMOSO ESTÁDIO DO FUTEBOL PAULISTA ESTÁ COMEMORANDO - SEM FESTA - SEUS 80 ANOS
  
Inaugurado Estádio Municipal do Pacaembu, em 27 de abril de 1940, o hoje Estádio Municipal Dr. Paulo Machado de Carvalho é um dos mais importantes conjuntos poliesportivos da América Latina.

Localizado no bairro do Pacaembu, zona central e nobre de São Paulo, o Pacaembu, quando inaugurado, era considerado o mais moderno estádio da América do Sul. Quando de sua inauguração, a capacidade era para 70 mil torcedores (hoje a capacidade é para 37.730 pessoas).

Foi o segundo principal palco da Copa do Mundo de 1950, abaixo apenas do Maracanã (Estádio Estadual Mário Filho) no Rio de Janeiro.

O jogo inaugural do Pacaembu ocorreu em 27 de abril de 1940, com a vitória do Palestra Itália sobre o Coritiba por 6x2. O primeiro gol foi marcado por Zequinha, do Coritiba.

O recorde oficial de público é de 72.018 pessoas (63.281 pagantes) em 25 de maio de 1942 no jogo Corinthians 3x3 São Paulo.

O Corinthians é o time que mais se utilizou do Pacaembu, disputando 1.690 jogos. Já o Palmeiras foi o clube que mais vezes sagrou-se campeão: 26 conquistas.

Projetado pelo escritório de Ramos de Azevedo, o Pacaembu sofreu ao lango do tempo, várias reformas e a mais significativa foi quando a famosa Concha Acústica, atrás do gol de fundo, deu lugar para o famoso Tobogã.

Na inauguração, as ilustres presenças do então presidente Getúlio Vargas, interventor de São Paulo Ademar de Barros e prefeito Prestes Maia. Getúlio, aliás, foi vítima da primeira grande e sonora vaia do Pacaembu.

Na data em que comemora seus 80 anos, o Pacaembu está muito longe do futebol, mas cumpre uma finalidade muito, muito mais relevante e nobre. 

No campo, foi montado um hospital de campanha por conta da pandemia do novo coronavírus.

Curiosidades

• O maior público (72.018 pessoas) foi no jogo em que o São Paulo empatou com o Corinthians em 3x3. Esse jogo marcou a estreia de Leônidas da Silva, o Diamante Negro, no Tricolor.

• A denominação Paulo Machado de Carvalho veio em 1961, como homenagem ao chefe da delegação brasileira da Copa do Mundo de 1958, quando o Brasil obteve seu primeiro título mundial.

• A Concha Acústica foi demolida em 1969, dando lugar ao Tobogã. O prefeito da época era Paulo Maluf.

• No Pacaembu, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, brindou o Brasil e o Mundo com algumas de suas atuações memoráveis.

• O último time a levantar uma taça de campeão no Pacaembu foi o Ituano, na conquista sobre o Santos, em 2014.




Moura Nápoli

Moura Nápoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COLUNA DO SASSO

O Campeonato Brasileiro da Série B se aproxima e o Ituano ainda não se reforçou o suficiente. Apresentou dois reforços, o lateral Eduardo Di...

O GRANDE PARCEIRO

Tecnologia do Blogger.