Últimas Notícias
recent

Copa do Mundo







COPA NA AMÉRICA DO SUL É FESTA “EM CASA”

Por Daniel Nápoli

Sem contar  o Mundial-2014,  foram realizadas quatro edições da Copa do Mundo na América do Sul e curiosamente em todas as oportunidades o título ficou “em casa.

A primeira delas ocorreu em 1930, no Uruguai. No torneio inaugural, os donos da casa conquistaram a Jules Rimet, após vencer a Argentina por 4x2 na grande final.

A Copa só voltou à América do Sul 20 anos, depois. Dessa vez, a edição foi realizada no Brasil e novamente os uruguaios ficaram com o título ao bater a seleção brasileira por 2x1, no mundialmente conhecido “Maracanazzo”.

Em 1962, foi a vez do Chile receber um Mundial. Apesar de uma seleção europeia  se garantir na final (Tchecoslováquia), o Brasil, então campeão mundial, manteve a hegemonia sul-americana e ao bater os tchecos por 3x1, faturou o bicampeonato.

O Mundial de 1978, promovido na Argentina também teve final feliz para os sul-americanos. Novamente uma seleção europeia chegou à decisão, agora a Holanda, que havia sido vice-campeã, na Copa anterior. Mesmo contando com um bom futebol, os holandeses acabaram sucumbindo aos argentinos, que precisaram da prorrogação para vencer os europeus por 3x1 e conquistar o título até então inédito.

Resta saber se agora, em 2014, os sul-americanos irão conseguir manter a hegemonia.  Lembrando que há 12 anos a região não sabe o que é ser campeã mundial.




Moura Nápoli

Moura Nápoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COLUNA DO SASSO

O Campeonato Brasileiro da Série B se aproxima e o Ituano ainda não se reforçou o suficiente. Apresentou dois reforços, o lateral Eduardo Di...

O GRANDE PARCEIRO

Tecnologia do Blogger.