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GP DO BRASIL: HISTÓRIA DE GLÓRIAS
 
Por Daniel Nápoli

No próximo domingo (9), será realizada a 42ª edição do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, no autódromo de Interlagos, São Paulo. Embora a prova deste ano não vá definir a disputa pelo título mundial entre o inglês Lewis Hamilton e o alemão Nico Rosberg, poderá deixar a mesma praticamente definida ou esquentá-la ainda mais, tornando-se assim uma corrida cheia de atrativos.

Historicamente, a etapa brasileira da Fórmula 1 sempre foi recheada de emoção, seja em Interlagos ou em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, local em que o GP foi disputado em 1978 e posteriormente entre os anos de 1981 e 1989.

Prova disso, foi o GP inaugural, disputado em São Paulo, no ano de 1973 (foto acima). Então campeão mundial, Emerson Fittipaldi fez a festa dos torcedores brasileiros, ao vencer em casa, guiando sua mítica Lotus, repetindo a façanha no ano seguinte, no mesmo autódromo, dessa vez correndo pela McLaren.

O mesmo Fittipaldi protagonizou outro grande feito em um GP do Brasil. Em 1978, embora não tenha vencido a prova, Emerson deu um show para os torcedores que lotaram o autódromo de Jacarepaguá, a bordo de sua Copersucar-Fittipaldi (foto ao lado). Largando da sétima posição, o bicampeão mundial terminou a corrida na segunda colocação, atrás apenas do argentino Carlos Reutemann, da Ferrari. Foi o melhor resultado obtido pela equipe brasileira em sua trajetória na Fórmula 1.

Anteriormente, em 1975, o Brasil pode comemorar em casa, a primeiro dobradinha do país na categoria, com a vitória de José Carlos Pace (Brabham), tendo Emerson Fittipaldi em segundo (foto ao lado).

Após este período, embora tenha conquistado o Mundial de 1981, por intermédio de Nelson Piquet, o Brasil só veria outro triunfo caseiro em 1983. No circuito de Jacarepaguá, a bordo de sua Brabham, o carioca Piquet venceu a prova, após largar da quarta posição, iniciando sua caminhada rumo ao bicampeonato mundial, naquela temporada.  

Nelson repetiu o feito três anos depois, no mesmo circuito, correndo pela Willians, tendo no pódio, a companhia de Ayrton Senna (foto ao lado), que terminou em segundo lugar, protagonizando a segunda dobradinha brasileira na história da Fórmula 1.

Mesmo comemorando os títulos de Piquet (1987) e Senna (1988 e 1990), os brasileiros só puderam presenciar outra vitória de um compatriota em seu solo, no início da temporada de 1991. De forma dramática, sem contar com várias marchas em sua McLaren, nas voltas finais, realizando um esforça sobre humano para manter seu carro na pista, Ayrton Senna (foto abaixo) venceu pela primeira vez em casa, de forma heroica, levando ao delírio o torcedor presente em Interlagos. Após a bandeira, Senna precisou de auxílio para sair do carro, tamanho foi o esforço realizado Para muitos especialistas e fãs de automobilismo, esta foi uma das melhores exibições de um piloto em todos os tempos.

Já como tricampeão mundial, Ayrton, em 1993, voltou a triunfar em Interlagos. Sem contar com o melhor carro do grid, o brasileiro contou com seu conhecimento de pista, talento, além da forte chuva, para bater as Williams de Alain Prost (maior rival de Senna e piloto mais vitorioso da história do GP do Brasil, com seis vitórias) e Damon Hill, para vencer pela segunda vez em casa e cair literalmente nos braços do povo, que invadiu a pista após a prova.

Depois de um período de tantas vitórias, os brasileiros foram “obrigados” a assistir vitórias de estrangeiros em seu território. A morte de Ayrton Senna, somada a falta de carros competitivos de outros brasileiros ou falhas de estratégia, fizeram com que o país esperasse por 13 anos para  voltar a ver um vencedor caseiro.

Felipe Massa (foto ao lado), correndo pela Ferrari, não só venceu o GP do Brasil de 2006, como dominou todo o final de semana, roubando até mesmo a cena dos protagonistas daquele final de semana: o espanhol Fernando Alonso (que naquele prova sagrava-se bicampeão mundial) e Michael Schumacher, companheiro de equipe de Massa, que encerrava ali, ao disputar o título, com Alonso, sua primeira passagem pela Fórmula 1.

No ano seguinte, o Brasil estava pronto para festejar outra vitória com Felipe Massa, porém devido seu companheiro de equipe Kimi Raikkonen, estar na segunda posição, necessitando do primeiro lugar para conquistar o título mundial em cima de Lewis Hamilton, Massa, sem chance nenhuma no campeonato, foi “obrigado” a entregar a vitória para o finlandês, terminando assim na segunda posição da prova.

Na temporada 2008 a vitória retornou, porém com sabor amargo. Felipe Massa (foto ao lado) voltou a vencer em Interlagos e por pouco não comemorou ainda a conquista de um inédito título mundial, ganho por um ponto de diferença pelo inglês Lewis Hamilton.

De lá para cá, o Brasil esteve longe do caminho das vitórias, assistindo em seu território as decisões de títulos de 2009 e 2012, ganhos por Jenson Button e Sebastian Vettel, respectivamente.

Não há dúvidas de que um GP que abrigou seis decisões de título (2005, 2006, 2007, 2008, 2009 e 2012) e presenciou nove vitórias “caseiras”, sendo pelo menos três delas realizadas de forma épica, contará ainda com muitas emoções e glórias.






Moura Nápoli

Moura Nápoli

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