O
JEJUM DE MASSA
Por
Daniel Nápoli
Há exatos seis anos, no dia 2 de novembro de 2008, o
brasileiro Felipe Massa (foto) vencia pela última vez uma corrida de Fórmula 1. Ao
garantir o primeiro lugar no GP do Brasil daquele ano, o piloto que defendia a
Ferrari, por pouco não conquistou o título mundial da temporada.
Em uma decisão histórica, Massa foi campeão mundial por “apenas
alguns segundos”, isso porque havia vencido a prova, enquanto seu rival na
disputa pelo título, o inglês Lewis Hamilton, se encontrava na sexta colocação,
posição limite para que o brasileiro triunfasse “em casa”.
Porém, na última curva, Hamilton ultrapassou Glock,
sagrando-se campeão mundial com um ponto à frente de Felipe, frustrando um
autódromo de Interlagos lotado, que aguardava com ansiedade o desfecho de um
dos GPs mais emocionantes de todos os tempos da categoria.
Apesar da perda do título, a vitória e a forma como Massa
lutou pelo título, fizeram com que torcedores a imprensa especializada,
acreditassem que um título mundial por parte do ferrarista fosse questão de
tempo, porém o que se viu foi Felipe em torno de inúmeros problemas, que
culminaram em uma queda de rendimento significativa.
Em 2009, sem um carro competitivo, Massa parecia”andar
mais que sua Ferrari”, conquistando resultados expressivos para as condições
que tinha, tendo performance bastante superior em relação ao seu companheiro de
equipe, o campeão mundial Kimi Raikkonen, assim como no ano anterior. Porém, um
grave acidente sofrido nos treinos para o GP da Hungria, quando uma mola
oriunda da Brawn de Rubens Barrichello, veio a atingir a cabeça do então
vice-campeão, não só fez com que Massa lutasse pela vida, como perdesse o
restante da temporada.
Nas quatro temporadas seguintes, Felipe também não contou
com um carro que lhe desse a
possibilidade de repetir ou até mesmo superar a campanha realizada em
2008. Além disso, a ida do bicampeão mundial Fernando Alonso à Ferrari, fez com
que o brasileiro fosse constantemente alvo de comparações e críticas dentro e
fora da equipe, tendo em diversos momento, devido a situação inferior a de
Alonso no campeonato, tendo de ceder sua posição durante a prova para o mesmo,
seno obrigado inclusive a abrir mão de uma vitória no GP da Alemanha de 2010,
corrida em que se completava um ano de seu grave acidente.
Agora em 2014, na Williams, Massa liderava um projeto
para reerguer o time e tentar voltar juntamente com a equipe a seus dias de
glória. Tendo conquistado um pódio na temporada (GP da Itália), o brasileiro
esperava a partir do ano que vem acabar com o incômodo jejum de vitórias para
quem sabe retornar a disputa de título, embora ainda restem três corridas para
o encerramento da atual temporada.
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