Últimas Notícias
recent

Futebol Internacional

COMEÇA O MUNDIAL DE CLUBES 2013

Por Daniel Nápoli

Tem início hoje, às 17h30 (horário de Brasília), em Agadir, no Marrocos, o Mundial de Clubes da FIFA 2013, com a partida entre Raja Casablanca-MAR e Auckland City-NZL. Em sua 10ª edição sob a chancela da FIFA, o torneio que seria sediado pela primeira vez no país africano terá alguns estreantes e outros velhos conhecidos. Ao todo, sete clubes disputarão o tão sonhado título. Lembrando que Atlético-MG (Campeão da Libertadores) e Bayern de Munique-ALE (Campeão da Liga dos Campeões da Europa), entrarão na competição diretamente na semifinal.


Campeão da Libertadores pela primeira vez neste ano, o Atlético-MG debuta no Mundial. Com a segurança de Victor na meta e com o poder de decisão do pentacampeão mundial (com o Brasil em 2002) e duas vezes melhor jogador do mundo (2004 e 2005), Ronaldinho Gaúcho (foto acima), o Galo espera chegar à grande final, marcada para o dia 21 de dezembro e quem sabe trazer para Minas um título inédito para aquele estado. Além de ajudar seu clube chegar a uma conquista histórica, Ronaldinho espera vencer o Torneio para tirar de sua boca o gosto amargo da derrota do Mundial de Clubes do ano de 2006, quando pelo Barcelona, perdeu a decisão para o brasileiro Internacional.


Favorito à conquista do título mundial, o Bayern de Munique chega ao Marrocos, disposto a “engrenar” na temporada. Sob o comando de Pep Guardiola, bicampeão mundial pelo Barcelona em 2009 e 2011, os alemães, que estão em sua primeira participação no torneio em seu atual formato, esperam conquistar o tricampeonato do mundo, apesar de contar com o desfalque certo de uma peça importante para seu esquema, o meia  holandês Robben, que se lesionou durante uma partida pela Copa da Alemanha. Schweisteiger, outra importante peça no meio-campo de Guardiola é dúvida para o torneio. Apesar disso, o Bayer continua na condição de favorito, contando com o talento do francês Ribéry (foto acima), finalista do Prêmio de melhor jogador do mundo deste ano, ao lado do argentino Messi e do português Cristiano Ronaldo.


Dono da casa, o Raja Casablanca, volta a disputar o Mundial. A primeira e até então última participação havia sido na edição inaugural do torneio sob chancela da FIFA, no ano 2000, no Brasil. A meta do clube marroquino é chegar ao menos a semifinal, para um duelo contra o Atlético-MG. Para isso, terá de passar na estreia pelo Auckland City-NZL e posteriormente, nas quartas-de-final, pelo Monterrey-MEX. A meta é difícil, mas a esperança de uma campanha honrosa estará nos pés do atacante El Mourbarki (foto acima).

Adversário do Raja Casablanca na abertura do Mundial-2013, o neozelandês Auckland City chega ao Marrocos para disputar o torneio pela quinta vez (as participações anteriores foram em 2006, 2009, 2011 e 2012). Comandado pelo espanhol Ramon Tribulietx, o clube espera pelo menos vencer a partida de estreia e chegar às quartas-de-final para encarar o Monterrey-MEX e assim repetir sua melhor campanha no torneio, no ano de 2006. A aposta do Aukcland City para que a meta se concretize é o veterano zagueiro Ivan Vicelich (foto acima), que nesta temporada além de atuar pelo clube dentro das quatro linhas, exerce também a função de auxiliar técnico.

Sensação do futebol asiático, o chinês Guangzhou Evergrande chega à sua primeira participação no Mundial de Clubes, disposto a incomodar. Atual bicampeão nacional e campeão asiático, o clube que conta com o italiano campeão mundial em 2006 com a Itália, Marcelo Lippi tem como objetivo chegar às semifinais e fazer frente ao favorito Bayern de Munique. Para que esse sonho se torne realidade, os chineses antes terão de passar pelo egípcio Al-Ahly. O meia argentino Conca (de despedida da equipe - foto acima) e os atacantes brasileiros Elkeson (ex-Botafogo) e Muriqui (ex- Ituano e ex-Vasco) são as esperanças do Guangzhou no torneio.

Em sua quarta participação no Mundial, o Al-Ahly, quarto colocado no ano passado, espera chegar pelo segundo ano consecutivo às semifinais, embora saiba que agora em 2013, o desafio será maior. Sem contar com seu ídolo Aboutrika, aposentado ao final da última temporada, o campeão africano terá de contar com a experiência do meia El-Shamy (foto acima) para repetir o feito.

Terceiro colocado do Mundial de Clubes do ano passado, o Monterrey volta ao torneio com sua base mantida e com o discurso de brigar por uma inédita vaga na decisão. Para que a meta seja alcançada, o clube que  conta com o faro de gol do chileno Suazo (foto ao lado) e do argentino Delgado, terá de passar pelas quartas-de-final (onde enfrentará o vencedor de Raja Casablanca x Auckland City) e posteriormente pela semifinal (onde encararia o Atlético-MG).


Moura Nápoli

Moura Nápoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COLUNA DO SASSO

O Campeonato Brasileiro da Série B se aproxima e o Ituano ainda não se reforçou o suficiente. Apresentou dois reforços, o lateral Eduardo Di...

O GRANDE PARCEIRO

Tecnologia do Blogger.