Últimas Notícias
recent

DOIS GRANDES ÍDOLOS FALECERAM EM 24 DE JANEIRO


Dois mitos do futebol brasileiro morreram em 24 de janeiro: Arakem Patusca, que marcou os primeiros anos da história do Santos Futebol Clube e Leônidas da Silva, ídolo do São Paulo Futebol Clube dentre tantos outros.

Patuska nasceu em 1905 e morreu em 24 de janeiro de 1990, aos 84 anos. Fez parte do primeiro time do Santos a fazer história antes da era Pelé. Em 1927 fez parte do ataque Omar, Camarão, Feitiço, Arakém e Evangelista, o famoso ataque dos cem gols. 31 foram dele. Araquem jogou também pelo São Paulo e Flamengo.

Uma curiosidade: Arakém era filho do então presidente do Santos, Sizino Patuska e estava assistindo a uma amistoso, na Vila Belmiro, entre santos e um time de Jundiaí. Edgar Marques, jogador do Santos, passou mau e Arakem foi colocado em campo para fazer número, já que tinha apenas 15 anos. O garoto marcou quatro dos cinco gols do Santos. O jogo terminou empatado em 5x5 e o Santos ganhou um ídolo.

Leônidas da Silva, conhecido também por Homem-Borracha e Diamante Negro é considerado um dos mais imprtantes atacantes do futebol brasileiro na primeira metade do Século XX.Começou jogando pelo São Cristóvão e passou por Vasco da Gama, Botafogo e Flamengo, entre outros, e Seleção Brasileira.

No São Paulo, chegou já em fim de carreira e com idade avançada para a prática do futebol, tanto que pejorativamente foi chamado de bonde pelas torcidas adversárias. Mas foi no tricolor paulista que viveu sua época de ouro, transformando-se em um dos maiores ídolos do São Paulo, onde criou um lance de gols que passou à história, conhecido como gol de bicicleta. Seu futebol era tão precioso, que ganhou o apelido de Diamante Negro, que acabou até virando um chocolate que existe até os dias de hoje, fabricado pela Lacta.

Depois que deixou os gramados, treinou alguns clubes e tornou-se comentarista da Rádio Jovem Pan. Acometido pelo Mal de Alzhaimer, Leônidas passou os últimos dias de sua vida internado em um asilo, sem saber sequer quem era.




Moura Nápoli

Moura Nápoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ITUANO PERDE OUTRO ATACANTE PARA O DEPARTAMENTO MÉDICO

PABLO LESIONOU-SE EM UM TREINAMENTO NA SEMANA E DEVERÁ FICAR NO DM POR PELO MENOS SETE MESES   O atacante chegou em 2023 e marcou um gol c...

O GRANDE PARCEIRO

Tecnologia do Blogger.