Últimas Notícias
recent

NICO ROSBERG SE CONSAGRA EM CORRIDA EMOCIONANTE


Por Daniel Nápoli

O piloto alemão Nico Rosberg (ALE) da Mercedes conquistou o inédito título de campeão mundial de Fórmula 1 ao chegar em segundo lugar no GP de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, na última etapa da temporada 2016.

A vitória do GP ficou para seu companheiro de equipe, o tricampeão Lewis Hamilton  (ING), que com uma estratégia ousada, se aproveitou do fato de largar da pole position para segurar o ritmo da prova, com o intuito de fazer com que a segunda posição de Rosberg fosse ameaçada. A atitude foi tomada até mesmo contra a sua equipe, que insistia para que Lewis acelerasse para não ameaçar uma dobradinha.

A tentativa, porém, não surtiu efeito (apesar de uma chegada espetacular com Hamilton, Nico, Sebastan Vettel - ALE e Max Verstappen-HOL muito próximos) com Rosberg vencendo a temporada e se tornando o segundo piloto da história, filho de um campeão mundial a também vencer o campeonato. Pai de Nico, Keke (FIN), levou a taça pela Williams, no ano de 1982.

O primeiro a ter a honra de repetir o feito do pai, no entanto, foi o inglês Damon Hill (ING), que em 1996, pela Williams faturou o título mundial, entrando para a galeria a qual Graham (ING) pertence, com o bicampeonato mundial, obtido nos anos de 1962 e 1968.
Se não bastasse ter decidido o título da temporada, a etapa de Abu Dhabi marcou a despedida de dois importantes nomes da categoria, nos últimos anos: Jenson Button (ING) e Felipe Massa (BRA).

Campeão mundial em 2009, o piloto inglês, que primeiramente anunciou que 2017 seria um ano sabático, para um retorno em 2018, voltou atrás na decisão e momentos antes do GP de Abu Dhabi, declarou que estava se despedindo definitivamente como piloto na Fórmula 1.

Jenson, abandonou a prova, após problemas na suspensão, porém foi bastante reverenciado pelos torcedores nas arquibancadas e membros de equipe McLaren.
Em 17 temporadas na categoria máxima do automobilismo mundial, Button conquistou um título e 15 vitórias, em 305 GPs disputadas.

Quanto ao brasileiro Massa, largando de nono lugar, terminou a corrida na mesma posição, a bordo da Willians, encerrando su trajetória como piloto na Fórmula 1, com um vice-campeonato mundial (2008), 11 vitórias, 250 GPs disputados, em 14 temporadas disputadas.

Assim foi encerrada a temporada de maneira emocionante, com promessa de um 2017 ainda mais eletrizante, com mudanças significativas no regulamento.

Moura Nápoli

Moura Nápoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COLUNA DO SASSO

Neste sábado o Ituano dará início na sua jornada no Brasileiro Série B. E a coisa já começa quente. Enfrentará a Chapecoense na Arena Condá....

O GRANDE PARCEIRO

Tecnologia do Blogger.