Últimas Notícias
recent

BOA DEFESA COM ATAQUE FRACO OU GRANDE ATAQUE COM DEFESA FRACA?


NAYLHOR, ZAGUEIRO, TEM FEITO VÁRIOS GOLS PELO ITUANO
O que vale mais? Uma defesa sólida em um time que faz poucos gols ou uma defesa mais vazada em um time goleador?

O MOMENTO DO ESPORTE fez um levantamento no desempenho do Ituano no Campeonato Paulista nos últimos dez anos, e constatou que a grande carência do time no Paulistão foi a falta de gols.

Apenas em 2014, quando o clube foi campeão e este ano de 2016, o Ituano fechou a primeira fase da competição com saldo positivo de gols. Nos demais anos o saldo foi negativo.

O que salvou - por assim dizer - o Ituano de campanhas piores, é que a defesa relativamente não tomava muitos gols, em relação a campanhas dos clubes que acabaram sendo rebaixados a cada temporada.

Mas em 2010, por exemplo, o Ituano fechou a primeira fase com um saldo negativo de 14 gols. Inadmissível para um clube que já teve em suas fileiras grandes atacantes como Django, Jenildo, Alex Afonso e Sorato, só para citar alguns exemplos em outros tempos.

Em termos defensivos, o Ituano tem feito a torcida sofrer um tanto, mas isso seria apenas um detalhe, se o ataque tivesse sido mais operante.

Mas há quem pense exatamente o contrário. Se a defesa fosse mais atuante, mais firme, o ataque nem teria de fazer tantos gols.

Porém, como historicamente o gol é a grande alegria, a alegria máxima do futebol - e o Santos de Pelé é o grande exemplo - o que o torcedor quer ver é que mesmo que o time sofra tres gols em um jogo, seu ataque possa fazer quatro, cinco e, assim a vitória venha com muita festa.

Já outros, mais pragmáticos e menos românticos em termos esportivos, entendem que se o time ganhar de 1x0, isso já é o que basta.

A verdade, no caso do Ituano nos últimos anos, é que a defesa - na média - tem se comportado relativamente bem, enquanto o ataque, realmente, tem deixado um tanto a desejar.

E prova disso é que Juninho tem feito mais contratações do meio de campo para frente que do meio para trás. Como será para o Paulista de 2017?
Moura Nápoli

Moura Nápoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COLUNA DO SASSO

Neste sábado o Ituano dará início na sua jornada no Brasileiro Série B. E a coisa já começa quente. Enfrentará a Chapecoense na Arena Condá....

O GRANDE PARCEIRO

Tecnologia do Blogger.