Últimas Notícias
recent

Especial Palmeiras


O MITO ADEMIR DA GUIA

 Foto: Blog Rabisco do Antenor
Por Daniel Nápoli

Filho do lendário zagueiro Domingos da Guia, Ademir iniciou sua carreira (assim como seu pai e seus tios Luiz, Ladislau e “Médio” da Guia), no Bangu, aos 18 anos de idade. Permaneceu no clube carioca por um ano, se transferindo para o Palmeiras.

O “Divino” como ficou conhecido, herdou o apelido do pai, pois ambos jogavam com muita classe, chegou ao Verdão no ano de 1962 e com seu estilo de jogo altamente técnico, combinado com o de outros grandes craques, fez surgiu a “Academia de Futebol”, no Parque Antarctica, dando  muitas alegrias e títulos ao torcedor palmeirense.

Ademir tornou-se o maior ídolo do clube ao conquistar cinco Taças Brasil (O Campeonato Brasileiro da época), um Torneio Rio-São Paulo e cinco Campeonatos Paulista, além de levar o Verdão à final da Copa Libertadores de 1968, contra o argentino Estudiantes. O craque ainda ostenta a marca de 901 jogos pelo clube, sendo o recordista absoluto de partidas pelo alviverde, que se for ultrapassada, deverá demorar muitos anos ainda. Além de ter anotado 153 gols.

O eterno camisa 10 do palestra, atuou pelo clube até o ano de 1977, quando se afastou dos gramados. Mas em 1984, o Palmeiras realizou um amistoso no qual foi marcada, de fato, sua despedida como jogador.

Mesmo tendo grandes atuações pelo Palmeiras, na seleção o ex-jogador não teve a mesma chance. Contemporâneo de craques como Pelé, Garrincha, Tostão e Rivellino, Ademir atuou com a “amarelinha” em apenas 12 jogos, sem marcar um único gol. Seu “ponto alto” na seleção foi a convocação para a Copa do Mundo da Alemanha, em 1974, onde disputou um jogo (a decisão do terceiro lugar),contra a Polônia. Na oportunidade o Brasil saiu derrotado por 1x0.

Para muitos palmeirenses que viveram a época, falam até hoje que se Ademir tivesse sido convocado para a Copa do Mundo da Inglaterra de 1966, o Brasil teria tido uma melhor sorte.








Moura Nápoli

Moura Nápoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ITUANO ANUNCIA ATACANTE ZÉ EDUARDO

JOGADOR FOI VICE-ARTILHEIRO DO CATARINENSE E TEM EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL Na tarde desta quarta-feira (17/04/24) o Ituano anunciou a cheg...

O GRANDE PARCEIRO

Tecnologia do Blogger.