Últimas Notícias
recent

Especial Palmeiras


COPA RIO

 Foto: Blog Palestrinos 
 
Por Daniel Nápoli

Depois de mudar seu nome de Palestra Itália, para Sociedade Esportiva Palmeiras, o clube conquistou além do Paulistão de 1942, os estaduais de 1944, 1947 e 1950.

Em 1951, um ano após o Brasil perder a Copa do Mundo em casa para o Uruguai, o país necessitava que seu torcedor não perdesse a sua paixão pelo futebol.  Foi então que a CBD (Confederação Brasileira de Desportos, atual CBF), decidiu organizar um torneio internacional de clubes campeões, a Copa Rio.

Contando com o apoio da FIFA e com a presença de árbitros estrangeiros e de clubes do porte de Palmeiras, Juventus-ITA, Vasco da Gama, Nacional-URU, Sporting Lisboa-POR, Áustria Viena-AUT, Nice-FRA e Estrela Vermelha-SER, a competição disputada entre os dias 30 de junho e 22 de julho de 1951, ganhou status de campeonato mundial na época.

O torneio foi vencido pelo Verdão, após bater na final a forte equipe italiana da Juventus, vencendo o primeiro jogo por 1x0 e empatando o segundo e decisivo duelo por 2x2. O futebol brasileiro voltava a se orgulhar, pois tornou a ter prestígio internacional.

Embora na época tivesse status de campeonato mundial, a FIFA mesmo apoiando o torneio, não reconheceu o Palmeiras como campeão mundial. O fez em 2007 de forma oficial, após anos de luta por parte da diretoria alviverde, mas logo a entidade máxima do futebol voltou atrás, mesmo constando em seu site o título da Copa Rio ganho pelo Verdão. Com isso, de forma oficial o Palmeiras não foi o primeiro clube da história a ser camppeão do mundo, mas para a nação palmeirense não há reconhecimento que tire o brilho daquea conquista.


Moura Nápoli

Moura Nápoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GALINHOS FAZEM BARBA E CABELO EM VALINHOS

ENFRENTANDO O VALINHOS EC, CLUBE CAÇULA NO PAULISTA DE BASE, O ITUANO NÃO TEVE DÓ. SUB-15 VENCEU POR 3X0 E SUB-17 POR 3X1 Na manhã deste s...

O GRANDE PARCEIRO

Tecnologia do Blogger.