Últimas Notícias
recent

Futebol Internacional




HISTÓRICO DOS BRASIEIROS NA LIBERTADORES – ÚLTIMA PARTE

Por Daniel Nápoli

Encerrando o histórico dos clubes brasileiros participantes da Copa Libertadores da América-2013, em oitavas-de-final, vamos falar de Fluminense e Grêmio.
 

Contando com a edição atual, na qual se classificou para as quartas ao eliminar o Emelec-EQU, o tricolor carioca disputou por quatro vezes a fase de oitavas.

A primeira delas foi no ano de 2008, edição na qual o Fluminense obteve a sua melhor participação no torneio (foi vice-campeão). O adversário foi o colombiano Atlético Nacional e o clube das Laranjeiras avançou de fase sem problemas.

Já em 2011, o tricolor foi surpreendido pelo Libertad-PAR, sendo eliminado de forma precoce.  Apesar de ter vencido o jogo de ida por 3x1 no Maracanã, o Flu acabou perdendo no Paraguai por 3x0, dando adeus à competição.


No ano passado, o Flu teve um duelo “caseiro” contra o Internacional. Um empate em 0x0 no Beira-Rio e uma vitória por 2x1 no Maracanã, foram suficientes para garantir o clube na fase seguinte.


Já o tricolor gaúcho, o Grêmio, possui um histórico maior na fase de oitavas da competição continental.  A primeira delas ocorreu no ano de 1995, contra o tradicional Olímpia-PAR. Na oportunidade, o time comandado por Luiz Felipe Scolari não tomou conhecimento do adversário, vencendo os dois confrontos (3x0 e 2x0). Os gaúchos seriam campeões daquela edição ao vencer os colombianos do Atlético Nacional na final. Os gaúchos voltariam a encarar o Olímpia pelas oitavas, na Libertadores de 2003 e novamente os brasileiros avançaram às quartas com facilidade.


No ano seguinte, o então campeão da América enfrentou nas oitavas o então campeão brasileiro, o Botafogo, pelas oitavas. Ao empatar no Rio de Janeiro por 1x1 e vencer no jogo de volta por 2x0 em Porto Alegre, os gaúchos passaram de forma tranquila para a fase de quartas-de-final.


Nas oitavas da Libertadores de 1997, a classificação veio de forma dramática diante do Guarani-PAR. Depois de vencer por 2x1 no estádio Olímpico por 2x1 e perder pelo mesmo placar no Paraguai, a decisão foi para os pênaltis e mesmo com cobranças desperdiçadas, os brasileiros avançaram com vitória por 2x1.


A edição do ano de 1998, foi mais tranquila para o tricolor. Após empatar por 1x1 com o Nacional-URU no estádio Centenário, os gaúchos atropelaram os uruguaios por 4x0. O clube mais uma vez disputaria as quartas.


Em 2001, novo “passeio” gaúcho. A vítima da vez foi o River Plate-ARG. Os brasileiros venceram por 2x1 em pleno Monumental de Nuñez e no Olímpico goleada por 4x0.



Para se garantir nas quartas-de-final da Libertadores de 2008, o Grêmio fez um confronto “doméstico” com o São Paulo, levando a melhor. Apesar de derrotado no Morumbi, por 1x0, o “imortal” venceu seu compromisso no Olímpico por 2x0, ficando com a vaga.


Em 2009, mais uma vez os gaúchos confirmaram sua tradição no torneio e passaram da fase de oitavas. Os adversários foram os peruanos da Universidad San Martín. Os confrontos foram “fáceis”, com duas vitórias (3x1 e 2x0).


Na edição atual, o Grêmio venceu o jogo de ida em Porto Alegre por 2x1. E nesta semana, será que o “imortal” confirmará sua tradição e mais uma vez passará às quartas? Se depender do histórico do clube brasileiro, os colombianos do  Santa Fé terão sérios problemas pela frente.











Moura Nápoli

Moura Nápoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ZAGUEIRO PEDRO LIBARDONI DEVE SER ANUNCIADO PELO ITUANO

ZAGUEIRO TEM 22 ANOS E VEIO DO TUBARÃO/SC. CLUBE AINDA NÃO DIVULGOU DE FORMA OFICIAL O Ituano deverá divulgar nas próximas horas a chegada...

O GRANDE PARCEIRO

Tecnologia do Blogger.