Últimas Notícias
recent

Papo de Blogueiro


AMANHÃ, 13 ANOS SEM NOVELLI JÚNIOR
Conheça o ituano ilustre que dá seu nome ao Estádio Municipal


O dia 1º de junho - amanhã - marca o 13º ano do passamento do Dr. Luiz Gonzaga Novelli Júnior, ilustre ituano que marcou na vida médica, política e do esporte. Em sua homenagem o Estádio Municipal de Itu ganhou seu nome.

Nascido em Itu, em 22 de janeiro de 1906, Novelli Júnior formou-se médico e entrou para a política, sendo eleito por dois mandatos de deputado federal. Foi também secretário de Estado, na Secretaria de Educação e Saúde e foi vice governador de São Paulo, nos anos 47/50 no governo Ademar de Barros.

Novelli Júnior foi casado com Carmelita Ulhôa Cintra, filha do presidente Eurico Gaspar Dutra, e teve uma filha. Sob sua atuação política, trouxe muitos benefícios para Itu como o prédio dos Correios, prédio da LBA (Legião Brasileira de Assistência), Ginásio do Estado (Instituto de Educação Regente Feijó), Conjunto pioneiro de casas populares pela Caixa Econômica, na Vila Nova, recursos para a Santa Casa/Maternidade Borges/IBAO, entre outros.

Em outubro de 1976, na administração Piunti, o Estádio Municipal ganhou o nome Dr. Luiz Gonzaga Novelli Júnior. Em 1992, Esteve em Itu, possivelmente pela última vez. Faleceu em 1º de junho de 2000 no Rio de Janeiro, onde morava havia muitos anos.

Vale lembrar que em 1954 o Clube Atlético Ituano, o famoso Marechal de Ferro, sagrou-se campeão da então Terceira Divisão do futebol paulista, mas não foi alçado à Segunda Divisão (Divisão Intermediária, na época), sob alegação de Itu não contar com população superior a 20 mil habitantes. No ano seguinte, 1955, o CAI novamente sagrou-se campeão e Novelli Júnior foi convocado a interferir em nome do clube e da cidade e, com sua interferência, o Clube Atlético Ituano finalmente subiu para a Intermediária.

Justifica-se, portanto o nome do insigne ituano no Estádio Municipal, homenageado pelo então prefeito Lázaro José Piunti.

Moura Nápoli

Moura Nápoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COLUNA DO SASSO

Neste sábado o Ituano dará início na sua jornada no Brasileiro Série B. E a coisa já começa quente. Enfrentará a Chapecoense na Arena Condá....

O GRANDE PARCEIRO

Tecnologia do Blogger.