Últimas Notícias
recent

Papo de Blogueiro

A GLÓRIA ALEMÃ E A DECADÊNCIA BRASILEIRA

Por Daniel Nápoli

Após o Brasil sofrer uma nova goleada para a Alemanha (5x1), dessa vez pelo Mundial Sub-20 Feminino, as comparações são inevitáveis. Embora nosso país tenha uma história no futebol bastante rica, com um vasto número de craques, seja no futebol masculino, seja no feminino, atualmente carecemos de talentos, investimentos e planejamentos.

A má fase vivida pelo nosso futebol fica ainda mais clara, se isso é possível, quando nos deparamos com o crescimento do futebol alemão e isso vem ocorrendo há alguns anos em diversas categorias.

Após a recente conquista do tetracampeonato mundial com a seleção principal, os alemães foram ainda campeões do Campeonato Europeu Sub-19 masculino e ainda garantiram classificação às quartas-de-final do Mundial Sub-20 feminino, após uma sonora goleada sobre as meninas do Brasil.

Além dessas campanhas, no futebol feminino, o país europeu é o atual tetracampeão continental (seleção principal) e o atual campeão mundial Sub-20, soma-se isso à seleção masculina principal, que anteriormente ao tetracampeonato agora em 2014, havia feita campanhas de destaque nos mundiais anteriores (vice em 2002 e terceiro lugar em 2006 e 2010). 
Lembrando que nesse período, a equipe principal feminina da Alemanha, ergueu por duas vezes a Copa do Mundo (2003 e 2007).

Os expressivos resultados acima, são frutos de um planejamento traçado ainda no final da década de 1990, com investimentos nas mais diversas categorias de base alemã, tanto com os meninos, quanto com as meninas, fortalecendo a modalidade no país tanto dentro, quanto fora das quatro linhas. Garimpando e construindo talentos, juntamente com administrações precisas e principalmente visão a médio-longo prazo.

Situação completamente oposta à do futebol brasileiro, que há décadas peca pelo imediatismo e por viver do passado, acreditando que com a mesma metodologia administrativa ou pelo simples fato de termos uma história de respeito no esporte, brotaram a cada segundo novos Pelés, Romários, Ronaldos ou Martas, o que estamos vendo que não está ocorrendo. A dificuldade aumenta, quando vemos que tanto o futebol masculino, quanto o feminino não vem tendo investimentos, apoio nenhum na base.

Se não pararmos para refletir, que deixamos de ser os melhores do mundo, o país do futebol e procurarmos investir, para voltarmos a tal posto, continuaremos a retroceder e novas goleadas e campanhas pífias irão ocorrer. Com as Olimpíadas de 2016 ocorrendo em nosso país, seria terrível ver o tão sonhado inédito ouro olímpico escapar das nossas seleções masculina e feminina, ainda mais se formos novamente goleados. O que não seria nenhuma surpresa com o estado de nosso atual futebol.

A Alemanha é o exemplo a ser seguido. No futebol atual, não se ganha apenas com a camisa ou o talento individual. Ganha-se com o talento e com uma organização coletiva, de fato.


Moura Nápoli

Moura Nápoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COLUNA DO SASSO

O Campeonato Brasileiro da Série B se aproxima e o Ituano ainda não se reforçou o suficiente. Apresentou dois reforços, o lateral Eduardo Di...

O GRANDE PARCEIRO

Tecnologia do Blogger.