Últimas Notícias
recent

Especial Copa do Mundo

COPA DO MUNDO –1954
 
A VEZ DA ALEMANHA OCIDENTAL

Por Daniel Nápoli

Em comemoração aos 50 anos da FIFA, a Copa do Mundo de 1954, teve realização na Suíça, sede da entidade máxima do futebol. Ao todo, 16 seleções participaram da quinta edição do mundial. A saber: Suíça (país-sede), Uruguai (então campeão do mundo), Brasil, Iugoslávia, França, México, Hungria, Alemanha Ocidental, Turquia, Coréia do Sul, Áustria, Tchecoslováquia, Escócia, Inglaterra, Itália e Bélgica.


Primeira fase

Pelo regulamento, os países participantes seriam divididos em quatro grupos de quatro seleções, classificando-se para as quartas-de-final os dois selecionados melhores colocados em suas respectivas chaves.

Os grupos da Copa-1954 foram divididos da seguinte forma: Grupo 1 (Brasil Iugoslávia, França e México), Grupo 2 (Hungria, Alemanha Ocidental, Turquia e Coréia do Sul), Grupo 3 (Uruguai, Áustria, Tchecoslováquia, Escócia e Grupo 4 (Inglaterra, Suíça, Itália e Bélgica).

Ainda se recuperando da perda do título em pleno Maracanã, quatro anos antes, o Brasil estreou no Mundial da Suíça goleando o México por 5x0. Posteriormente ao empatar por 1x1 com a Iugoslávia, a seleção que nesta Copa passara a ser canarinho, se garantia na fase seguinte ao lado do mesmo adversário.

Grande favorita ao título, a Hungria que chegava à Copa com uma invencibilidade de quatro anos e credenciada por goleadas expressivas, entre elas uma vitória por 5x0 contra a Inglaterra, em pleno estádio Wembley, também não tomou conhecimento de seus adversários na primeira fase. Na estreia, uma sonora goleada contra a Coréia do Sul (9x0) e na sequência, expressiva vitória contra a Alemanha Ocidental (8x3).  Neste Grupo 2, assim como os húngaros, avançaram os alemães.


Única seleção capaz de conquistar a taça Jules Rimet de forma definitiva (já que o regulamento previa que a seleção que conquistasse o mundial por três vezes consecutivas ficaria com posse definitiva da taça) o Uruguai também se classificou para as quartas-de-final sem dificuldades pelo Grupo 3 (vitórias por 2x0 sobre a Tchecoslováquia e 7x0 sobre a Escócia). As demais seleções classificadas para a fase de quartas- de-final forma Áustria, Inglaterra e Suiça.


Quartas-de-final

Passada a fase inaugural do torneio, os confrontos da fase de quartas-de-final forma definidos da seguinte maneira: Hungria x Brasil, Uruguai x Inglaterra, Áustria x Suíça e Alemanha Ocidental x Iugoslávia,

Sensação da competição, os húngaros de Puskas, Kócsis Czibor e cia, não tomaram conhecimento do Brasil. Apesar de ter anotado dois gols, os comandados de Zezé Moreira levaram quatro, dando adeus ao torneio.

Na partida mais emocionante da fase,  Suíça, dona da casa, abriu 3x0 no placar diante da Áustria. A festa pela ida às semifinais já estava sendo feita, mas de forma surpreendente, ainda no primeiro tempo, os austríacos viraram o placar em 4x3. Na segunda etapa os visitantes fizeram mais três gols e mesmo tentando a recuperação, os donos da casa não conseguiram evitar a derrota por 7x5 e a frustrante eliminação.

Com vitórias por 4x2 sobre a Inglaterra e  2x0 diante da Iugoslávia, Uruguai e Alemanha Ocidental, respectivamente, garantiram a classificação.


Semifinal

Hungria x Uruguai protagonizaram uma semifinal eletrizante. De um lado a seleção européia que se encontrava invicta há 28 partidas, do outro o então campeão do torneio, que havia mantido alguns nomes da conquista do bicampeonato. Implacável, os húngaros abriram 2x0 no marcador, mas demonstrando frieza e utilizando de toda sua experiência, a Celeste garantiu o empate, levando a decisão da vaga para a prorrogação. No tempo extra, se valendo de um melhor preparo físico e poder de decisão, os europeus marcaram dois gols, levando assim a vaga para a grande final.

Na outra semifinal, a Alemanha Ocidental não teve dificuldades para garantir a vaga para a sua primeira final de Copa do Mundo, ao atropelar os austríacos por 6x1.

Terceiro lugar:

O “bronze” da Copa-1954 ficou com a Áustria, que se refez da goleada sofrida diante da Alemanha Ocidental e bateu os uruguaios por 3x1.


O Milagre de Berna

No dia 4 de julho de 1954, o estádio Wankdorf, em Berna, recebia a grande final do torneio entre Hungria x Alemanha Ocidental.

A grande expectativa ficava por conta da “coroação” do “futebol-arte” húngaro com a conquista da Copa. Não só pelo fato de ter goleado o mesmo adversário da final, ainda na primeira fase, por 8x3 (apesar dos alemães terem utilizado um time reserva), mas por estar sem perder há 29 jogos ou quatro anos, com a série sendo iniciada em maio de 1950.

Teve início a partida e mesmo lesionado, não demorou para Puskas abrir o placar. Mal  teve tempo para assimilar o gol sofrido, a Alemanha Ocidental sofria um novo gol dois minutos depois, dessa vez de Czibor.

Debaixo de uma forte chuva, parecia que uma nova goleada húngara se desenhava. Só parecia. Dois minutos depois, Morlock diminui o prejuízo e aos 18 minutos do primeiro tempo, Rahn empatou.

À partir daí, a final de um mundial de futebol, passou a ser uma partida de xadrez, com dois times demonstrando bastante frieza e técnica. Quando a decisão parecia se encaminhar para a prorrogação, de forma milagrosa, Rahn marcou o seu segundo gol na partida e o terceiro da Alemanha Ocidental, garantindo ao país que ainda tentava resgatar a sua imagem no pós-guerra, um inédito título.

Era o Milagre de Berna. Era a queda de um fantástico time que perdera quando não podia. Era a vitória alemã vinda na raça. Era a vitória do futebol pragmático, contra o  futebol-arte.


Moura Nápoli

Moura Nápoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JUNINHO PAULISTA COBIÇADO PELO VASCO

GIGANTE DA COLINA BUSCA NOVO DIRETOR DE FUTEBOL E ESTICA OLHOS PARA O GESTOR DO ITUANO Com a demissão de Alexandre Mattos pelo Vasco da Gama...

O GRANDE PARCEIRO

Tecnologia do Blogger.