Últimas Notícias
recent

ARTILHEIROS DAS COPAS: OLDRICH NEJEDLÝ


Com 5 gols em 1934, o tcheco foi o primeiro goleador europeu dos Mundiais

Por Daniel Nápoli

Um dos grandes nomes do futebol europeu dos anos 1930, o atacante Oldrich Nejedlý foi destaque da antiga Tchecoslováquia, em duas Copas do Mundo (1934 e 1938).

Nascido em Zebrak, em 26 de dezembro de 1909, Nejedlý iniciou sua trajetória pela seleção em 1931, vivendo seu auge no Mundial da Itália, em 1934, em que se tornou o artilheiro da competição, com cinco gols.

O primeiro deles, foi anotado ainda na fase de grupos, contra a Romênia (vitória por 2x1). O segundo, foi anotado nas quartas de final, na vitória por 3x2 sobre a Suiça. Os outros três, foram anotados em sua melhor exibição pela Tchecoslováquia. A vítima, foi a Alemanha, derrotada ma semifinal por 3x1.

Na decisão do título, assim como ocorreu com o primeiro artilheiro da história das Copas (Stábile), Nejedlý viu seu país sair na frente, mas acabou sofrendo a virada para a Itália, dona da casa.

Em 1938, na Copa disputada na França, o artilheiro da edição anterior marcou um gol contra a Holanda (na vitória por 3x0), ainda na primeira fase e anotou outro no confronto diante do Brasil, nas quartas de final (empate por 1x1).

A partida contra o Brasil, viria a ser a última de Nejedlý pela Tchecoslováquia, tendo o jogador fraturada a perna durante o duelo. No jogo de desempate, evidentemente sem sua presença, os tchecos perderam por 2x1.

Por clubes, o artilheiro do Mundial de 1934 atuou por Rakovnik (1926-1931/ 1941-1951 Sparta Praga(1931-1941) , sendo campeão nacional em quatro oportunidades.

Curiosamente,  Nejedlý só foi considerado artilheiro isolado da Copa-1934, no ano de2006, após a FIFA reconhecer que havia, de forma errônea, deixando de lhe contabilizar um gol. Até então, o tcheco compartilhava a artilharia daquela competição, com o italiano Angelo Schiavio e o alemão Edmund Conen.

Porém, o reconhecimento veio após a morte de Nejedlý, que havia falecido aos 80 anos de idade, em 1990, curiosamente após a Copa do Mundo, também havia sido disputada na Itália e foi a última disputada pela Tchecoslováquia, que depois se dividira em dois países: República Tcheca e Eslováquia.

Fotos - Divulgação

Moura Nápoli

Moura Nápoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COLUNA DO SASSO

Neste sábado o Ituano dará início na sua jornada no Brasileiro Série B. E a coisa já começa quente. Enfrentará a Chapecoense na Arena Condá....

O GRANDE PARCEIRO

Tecnologia do Blogger.