Últimas Notícias
recent

ARTILHEIROS DAS COPAS: OLDRICH NEJEDLÝ


Com 5 gols em 1934, o tcheco foi o primeiro goleador europeu dos Mundiais

Por Daniel Nápoli

Um dos grandes nomes do futebol europeu dos anos 1930, o atacante Oldrich Nejedlý foi destaque da antiga Tchecoslováquia, em duas Copas do Mundo (1934 e 1938).

Nascido em Zebrak, em 26 de dezembro de 1909, Nejedlý iniciou sua trajetória pela seleção em 1931, vivendo seu auge no Mundial da Itália, em 1934, em que se tornou o artilheiro da competição, com cinco gols.

O primeiro deles, foi anotado ainda na fase de grupos, contra a Romênia (vitória por 2x1). O segundo, foi anotado nas quartas de final, na vitória por 3x2 sobre a Suiça. Os outros três, foram anotados em sua melhor exibição pela Tchecoslováquia. A vítima, foi a Alemanha, derrotada ma semifinal por 3x1.

Na decisão do título, assim como ocorreu com o primeiro artilheiro da história das Copas (Stábile), Nejedlý viu seu país sair na frente, mas acabou sofrendo a virada para a Itália, dona da casa.

Em 1938, na Copa disputada na França, o artilheiro da edição anterior marcou um gol contra a Holanda (na vitória por 3x0), ainda na primeira fase e anotou outro no confronto diante do Brasil, nas quartas de final (empate por 1x1).

A partida contra o Brasil, viria a ser a última de Nejedlý pela Tchecoslováquia, tendo o jogador fraturada a perna durante o duelo. No jogo de desempate, evidentemente sem sua presença, os tchecos perderam por 2x1.

Por clubes, o artilheiro do Mundial de 1934 atuou por Rakovnik (1926-1931/ 1941-1951 Sparta Praga(1931-1941) , sendo campeão nacional em quatro oportunidades.

Curiosamente,  Nejedlý só foi considerado artilheiro isolado da Copa-1934, no ano de2006, após a FIFA reconhecer que havia, de forma errônea, deixando de lhe contabilizar um gol. Até então, o tcheco compartilhava a artilharia daquela competição, com o italiano Angelo Schiavio e o alemão Edmund Conen.

Porém, o reconhecimento veio após a morte de Nejedlý, que havia falecido aos 80 anos de idade, em 1990, curiosamente após a Copa do Mundo, também havia sido disputada na Itália e foi a última disputada pela Tchecoslováquia, que depois se dividira em dois países: República Tcheca e Eslováquia.

Fotos - Divulgação

Moura Nápoli

Moura Nápoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPRENSA OPINA SOBRE GRUPO DO BRASIL NA COPA DO MUNDO 2026

MOMENTO DO ESPORTE CONVERSOU COM QUATRO PROFISSIONAIS QUE ANALISAM CHANCES DA SELEÇÃO CANARINHO Por Daniel Nápoli Na última sexta-feira ...

O GRANDE PARCEIRO

Tecnologia do Blogger.