
Há exatos 100 anos, no dia 7 de julho de 1912, Flamengo e Fluminense entravam em campo para se enfrentar pela primeira vez na história. A vitória ficou com o tricolor das Laranjeiras (3x2)e naquele dia, Calvert, jogador do Fu, marcou o primeiro gol da história do centenário confronto.
Se muitas equipes vão tornando-se rivais ao longo dos anos, devido a duelos marcantes, podemos dizer que o primeiro jogo entre Flamengo x Fluminense já nasceu um duelo a parte. Isso porque, nove jogadores então titulares do respeitadíssimo tricolor, descordando de muitas coisas dentro do clbue, acabaram por sair das Laranjeiras e abrindo o departamento de futebol no Flamengo. Nascia assim uma das maiores rivalidades não só do futebol carioca, mas de todo o futebol brasileiro e mundial.
Ao longo de um século, tricolores e rubronegros se enfrentaram por 390 vezes. Sendo 139 vitórias do clube da Gávea, contra 123 do Flu, além de 128 empates. O Fla marcou 568 gols contra 518. Oficialmente, decidiram 11 campeonatos (todos estaduais) e dessa vez a vantagem é toda do Fluminense: oito títulos contra três do rival, sendo que o mais especial para o time das Laranjeiras foi o último conquistado no ano de 1995, quando o gol do título foi marcado por Renato Gaúcho (tento antológico de barriga - foto), dando o caneco para o clube no ano do centenário do Flamengo. Outra decisão marcante, foi a do Carioca de 1963, quando foi registrado o recorde mundial de público em uma partida de clubes. Mais de 194 mil pessoas assistiram ao empate por 0x0 que garantiu o título ao Mengo.

A maior goleada do Fla-Flu teve realização no ano dia 10 de junho de 1945, em jogo válido pelo Torneio Municipal. Na ocasião, o mais querido do Brasil bateu o Flu por 7x0.
Amanhã, Flamengo x Fluminense se enfrentarão no Engenhão pela 8ª rodada do Brasileirão. De um lado o rubronegro campeão mundial, campeão da Libertadores, seis vezes campeão brasileiro e 32 vezes campeão carioca. Do outro lado o tricolor, tricampeão brasileiro e 31 vezes campeão carioca. Assim que a bola rolar, mais do que os títulos citados, entrarão em campo 100 anos de uma bela história!
Nenhum comentário:
Postar um comentário