Últimas Notícias
recent

Automobilismo

CHEIA DE ATRAÇÕES TEMPORADA 2015 DA FÓRMULA 1 PROMETE

Por Daniel Nápoli


Neste domingo (15), às 2h (horário de Brasília), em Melbourne, na Austrália terá início a temporada 2015 da Fórmula 1. A 66ª edição da principal competição do automobilismo mundial, começa cheia de atrações e incógnitas. Embora não se possa realizar uma análise concreta durante uma pré-temporada, teoricamente teremos mais do mesmo quanto à disputa pelo título mundial. Aparentando estar ainda mais veloz do que em 2014, a Mercedes dá sinais de que irá uma vez mais polarizar a disputa pelo campeonato entre seus pilotos Lewis Hamilton e Nico Rosberg.

Vencedor da temporada passada, o bicampeão mundial Hamilton (foto ao lado) chega a 2015 disposto a garantir seu terceiro título e poder se igualar ao seu grande ídolo, o brasileiro tricampeão Ayrton Senna, que terminou em primeiro nos anos de 1988, 1990 e 1991. Para repetir o feito, Lewis pretende aliar  velocidade e arrojo, marcas registradas em sua carreira, além de contar com a confiabilidade de seu carro e bom trabalho de sua equipe.  Teoricamente, o único entrave para a conquista de seu objetivo pode estar dentro da própria Mercedes: Nico Rosberg (foto abaixo)
.

O piloto alemão de 29 anos, protagonizou um duelo caseiro, cheio de rivalidade com Lewis, chegando a liderar boa parte do campeonato de 2013, perdendo o título apenas na última etapa do certame, em Abu Dhabi. Mordido por ter terminado com o vice-campeonato, Nico, filho do campeão mundial de 1982, keke Rosberg, trabalhou de forma intensa nas férias, para estar física e mentalmente preparado para uma possível revanche em 2015.

Se a Mercedes aparece como a possível grande força deste ano, Williams, Ferrari e Red Bull, vem juntas na “segundo posição” entre as equipes favoritas. Demonstrando franca recuperação, o tradicional time inglês comandado por Frank Williams espera ao menos voltar a vencer corridas em 2015, tendo ciência de que uma disputa pelo campeonato pelo menos neste ano, pareça distante. Contando com a experiência do piloto brasileiro Felipe Massa (foto abaixo), que assim como a escurderia, aparece numa crescente e a juventude e arrojo de Valtteri Bottas, o time de Groove tendo a pelo menos obter um número de pódios maior em relação a temporada passada.

No mesmo patamar da Willians, a Red Bull sabe que em tese, terá de se contentar em brigar por pódios. Vitórias, apenas em eventuais problemas envolvendo a Mercedes. Sem parte dos profissionais que fizeram do time imbatível por quatro temporadas consecutivas, entre 2010 e 2013, a equipe aposta na liderança de Daniel Ricciardo para manter-se entre as primeiras do grid.

Maior vencedora da história da Fórmula 1, a Ferrari chega à 2015 com discurso bem mais humilde do que dos últimos tempos. Embora tenha contratado a peso de ouro o tetracampeão mundial Sebastian Vettel (foto ao lado) para o lugar do espanhol bicampeão Fernando Alonso, o time de Maranello sabe que após mudanças em sua diretoria e equipe técnica, será muito difícil obter resultados expressivos a curta prazo, embora não descarte eventuais vitórias. Em uma fria análise, os testes de pré-temporada demonstraram que a “Renovada Ferrari” está no caminho certo.

Abaixo da favorita Mercedes e da trinca “Wiiliams-Red Bull-Ferrari”, está a grande decepção da pré-temporada:  a McLaren. Após todo o entusiamo de ter de volta o fornecimento dos motores Honda, além do retorno de Fernando Alonso (foto ao lado), a equipe se viu em meio a inúmeros problemas. A começar pela falta de confiabilidade, que fez com que seus carros dessem poucas voltas em relação às demais equipes. Outro conflito envolvendo a McLaren foi o grave acidente sofrido por Alonso em uma das sessões. O ainda misterioso acidente não só tirou Fernando do restante dos testes, como o impedirá de estar no grid, para a abertura da temporada neste domingo, devendo retornar apenas na segunda etapa, no GP da Malásia. Sem faturar um título desde 2008, quando Lewis Hamilton bateu Felipe Massa, a McLaren, sob regência de Ron Dennis, deverá ter muita paciência e esperar mais do que uma temporada para ver sua parceria com a montadora japonesa render frutos.

Outra atração, fica na participação ou não do brasileiro Felipe Nars na temporada. Nome certo na equipe Sauber, o piloto que obteve expressivos resultados durante os testes de pré-temporada, tem agora sua vaga ameaçada, devido a um processo movido pelo piloto holandês  Giedo Van de Garde, que teria um contrato assinado para ser o titular do time desde o ano passado, perdendo a mesma para Nars que havia levado mais patrocinadores para a equipe suiça. No primeiro julgamento realizado nesta semana, o competidor holandês levou a melhor, porém a Sauber irá recorrer. Aguardemos.

A temporada 2015 da Fórmula 1 dentre os motivos acima mencionados, está sendo aguardada por outro fato histórico. Logo em sua estreia na principal categoria do automobilismo mundial, o piloto holandês Max Verstappen (foto ao lado) entrará para a história da categoria. Isso porque, ao largar no GP da Austrália,  pela Toro Rosso, o filho do ex-piloto de Fórmula 1, Jos Verstappen, se tornará o mais jovem piloto a disputar uma corrida pela categoria, aos 17 anos, 4 meses e 13 dias de idade, superando a marca  do espanhol Jaime Alguersuari, que com 19 anos e 125 dias, em 2009.



Aguardemos o desenrolar de mais ano da Fórmula 1, que promete grandes emoções. Amanhã, confiram o raio-x dos pilotos participantes da temporada. 
Moura Nápoli

Moura Nápoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AMADORZÃO TEVE GOLS EM TODOS OS JOGOS

TERCEIRA RODADA   TEVE APENAS UMA GOLEADA.   A REDE BALANÇOU EM TODOS AS PARTIDAS   Primeiro gol do Juventus no empate em 2x2 contra o Res...

O GRANDE PARCEIRO

Tecnologia do Blogger.