TREINADOR FALA AINDA SOBRE PLANEJAMENTO VISANDO O CAMPEONATO PAULISTA
Por Daniel Nápoli
Na temporada 2024 da Liga de Basquete Feminino (LBF), o Ituano Basquete encerrou sua participação na semifinal da competição, sendo eliminado para o SESI Araraquara após perder por 2x1 a série melhor de três jogos. O Galo havia terminado a primeira fase do campeonato nacional com a segunda melhor campanha.
Ao Momento do Esporte, o técnico do Ituano Basquete, Antônio Carlos Barbosa (foto ao lado) fez um balanço da participação rubro negra na LBF deste ano. “Foi dos mais positivos o nosso balanço. Acho que tivemos várias vitórias, terminamos a liga em terceiro lugar, uma bela classificação; tivemos o objetivo deste projeto desde a sua elaboração, desde seu início lá atrás - quando a disposição daquele que assumiu esse projeto, que foi o prefeito Guilherme Gazzola, em seu primeiro ano de governo, vale ressaltar -, que tinha essa ideia que realmente se integrasse e se integrou; um belo público, que veio crescendo aos poucos, muito bem divulgado pelos órgãos de imprensa”.“Uma
campanha que eu considero excelente; fizemos aí um total de 25 jogos e com 5
derrotas. E, se formos buscar nas estatísticas, - que é o reflexo do trabalho
-, nós tivemos destaques individuais, caso da Gabi [Guimarães], que foi um
absurdo a participação dela em termos estatísticos e também de jogo, ela foi [a
maior] reboteira, foi cestinha, foi eficiência, foi segundo em lance livre,
marcas que ela jamais teve na liga, então ela deu um salto de qualidade muito
grande, claro que é maturidade, que é um esforço pessoal dela, lógico que as
companheiras colaboraram, mas mérito total dela”, destaca Barbosa.
“Tivemos a Joice [Rodrigues] como a primeira em assistências mais uma vez, aliás, isso já se tornou repetitivo, ela ser a melhor assistência, tanto no Paulista quanto na liga; a Letícia [Lisboa], terminou em primeiro lugar, por média, de três pontos. Então foi, realmente, uma campanha muito boa, em termos individuais e em termos coletivos”, enaltece o treinador.
Barbosa acrescenta. “Em termos coletivos estivemos bem classificados em todos os quesitos. Isso é resultado do trabalho. E lembrando que nesses dois jogos [em casa, da semifinal], ganhamos um e perdemos o outro sem a Leila [Zabani], que é uma jogadora titular do time, uma jogadora importantíssima, a função que ela exerce no time, passavam muito por ela as movimentações ofensivas e, no defensivo, o prejuízo da ausência dela foi muito grande, porque como o time de Araraquara tem jogadoras altas na posição dela, eles usavam sempre essa jogadora embaixo da cesta, contra uma nossa que sempre seria menor ou não teria característica de defender esse tipo de jogadora, que é o que a Leila fazia bem. E, com tudo isso, fizemos uma grande partida, fomos derrotados por um time excepcional”, avalia o comandante.
“Esse é o caminho, manter, dar uma consistência, as atletas terem identidade com a cidade, a cidade saber quem são as atletas. Vejo sim que foi muito positiva essa LBF, em todos os aspectos”, reforça Barbosa que questionado a respeito do Campeonato Paulista Feminino Adulto, comenta. “Nossa intenção é manter o elenco, é óbvio; ocorre que de algumas jogadores vence o contrato em 31 de agosto. Reforços sempre serão bem vindos”.
“Claro que a vinda de reforços vai na direção direta de orçamento, então isso passa por uma análise da diretoria. Mas estou muito satisfeito com o elenco. Claro que vamos ter que fazer algumas reposições, em razão de algumas meninas que compunham o elenco, caso da Thayná, por exemplo, que por ser sub-20 ainda, solicitou a liberação dela para que possa disputar o sub-20, que é muito lógico e mais produtivo para ela, então nós vamos liberar, sem maior problema; então é uma peça que temos que repor e a outra é a Maristela, que está aguardando uma cirurgia no joelho, também temos que repor; mas são jogadoras para compor o elenco”, explica o treinador.
“Agora temos que aguardar, não sabemos a disposição de todas de continuarem ou não no time; aquelas que não tiverem interesse de permanecer, serão liberadas e claro que iremos repor as saídas. Mas a intenção é manter o elenco, o grupo foi bem, correspondeu e o caminho é esse. Se quisermos ter uma equipe competitiva, dentro de um orçamento razoável, é manutenção de equipe. Acho que um exemplo claro disso é Araraquara, que está com o mesmo grupo há três anos, com a mesma base, vai trocando uma ou outra, sempre pra melhor, então passa a ter uma grande vantagem sobre os demais, basta dizer que Araraquara ganhou tudo o que disputou no ano passado”, exemplifica o técnico.
Antes
do início do Paulista, o elenco do Ituano Basquete tem outro desafio: a disputa
dos Jogos Regionais, que acontecem entre 17 e 27 de julho, na cidade de
Itapetininga, em busca do pentacampeonato.
Ainda
não foram divulgadas informações sobre os jogos da equipe na competição.
Foto: Juca Ferreira/Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário