AO TODO 205 DELEGAÇÕES NAVEGARAM AOS PÉS DA TORRE EIFEL, EM SOLENIDADE DE ABERTURA
Tanto o Comitê Olímpico Internacional (COI) quanto a Revolução Francesa se apoiaram em lemas eternizados pela história. Mais rápido, mais alto, mais forte – e agora, juntos. Liberdade, igualdade, fraternidade. Mensagens diretas que conversam entre si e arrepiam em consonância com os valores olímpicos, que ainda resistem na busca pela excelência. Neste misto de tradição e ruptura, e com uma cidade inteira como palco da Cerimônia de Abertura do maior evento da terra, os Jogos Olímpicos Paris 2024 começaram oficialmente.
A 33ª edição das Olimpíadas da Era Moderna, foi aberta sob forte chuva. Por 6 km ao longo do Rio Sena, as 205 delegações navegaram da Ponte de Austerlitz ao Trocadéro, aos pés da Torre Eiffel, símbolo máximo do turismo francês. Na segunda leva de embarcações, o brilho e a alegria dos brasileiros foi destaque.
Isaquias Queiroz, dono de 4 medalhas olímpicas (1 ouro, 2 pratas e 1 bronze) na canoagem velocidade, e Raquel Kochhann, líder da seleção feminina de rugby e sobrevivente de um câncer de mama no último ciclo olímpico, tiveram a honra de conduzir a bandeira do Brasil no barco Bel Ami.
Dentre os cerca de 100 representantes do país na cerimônia, entre atletas e oficiais, estavam os medalhistas olímpicos Rodrigo Pessoa, do hipismo saltos, Bárbara Seixas, do vôlei de praia, e Ketleyn Quadros, do judô. Além dos esportes já citados, participaram nomes de atletismo, badminton, boxe, ciclismo (BMX Frestyle, BMX Racing e MTB), esgrima, handebol feminino, hipismo adestramento e vela.
Diferentemente
de outras edições, a parada das nações não foi exibida de forma contínua. A
alternância com espetáculos artísticos apresentou elementos da cultura francesa
popularizados mundo afora, como a culinária, o balé, o Can-Can, o Moulin Rouge.
Além disso, participaram nomes pops como Lady Gaga, Aya Nakamura e Céline Dion.
Nesse percurso, a chama olímpica passeou pelas mãos de anônimos e famosos como Zinédine Zidane, Rafael Nadal, Serena Williams, Nadia Comaneci, Carl Lewis e outros grandes nomes do esporte até chegar às mãos dos tricampeões olímpicos Teddy Riner e Marie-José Perec, que acenderam a pira olímpica em um balão.
Após estrear na última quinta-feira (25)com vitórias no handebol e no futebol feminino e com vaga no tiro com arco misto após grandes performances de Marcus D’Almeida e Ana Luiza Caetano, o Time Brasil larga a todo vapor na busca pelas primeiras medalhas.
Com
informações do Comitê Olímpico do Brasil (COB).
Foto:
Alexandre Loureiro/COB
Nenhum comentário:
Postar um comentário