ÓRFÃO E MUITO POBRE, DEU A VOLTA POR CIMA, BRILHOU INTENSAMENTE E TEVE MORTE PREMATURA E MELANCÓLICA
Conhecido mundialmente como João do Pulo, o atleta brasileiro João Carlos de Oliveira passava para a história em 27 de julho de 1975, nas Olimpíadas do México, quando conquistou a medalha de ouro no salto em distância. A partir disso, foram muitas conquistas.
A vida de João do Pulo nunca foi fácil. Órfão de mãe, logo aos sete anos já teve de trabalhar como lavador de carros.
Um salto para a glória. Medalha Olímpica catapultou a carreira de João
Sua vida começou a melhorar quando entrou para o Exército, por onde ficou 14 anos e chegou à patente de sargento.Aos 19 anos, quebrou o recorde mundial júnior de salto triplo no Sul-Americano de Atletismo, atingindo a marca de 14m75.
Em 1975 disputou os Jogos Pan-Americanos da Cidade do México, quando conquistou ouro no salto em distância, registrando 8m19 e ouro no salto triplo com 17m89, marca incrível que lhe valeu o recorde mundial da modalidade , ultrapassando em 45 cm o então recorde que era do soviético Viktor Saneyev.
Em Moscou, atleta também brilhou intensamente. João levou o nome do Brasil em todos os cantos
Nos Pan-Americanos de Porto Rico, sagrou-se bicampeão no salto triplo e salto em distância, obtendo um tetracampeonato pan-americano em duas provas.Em termos de mundiais, foi tricampeão do salto triplo em Düsseldorf (1977), Montreal (1979) e Roma (1981).
A carreira no esporte foi tragicamente interrompida em 22 de dezembro de 1981, no auge, quando sofreu um acidente na Via Anhanguera, quando seu Passat foi atingido por uma Variant, o que lhe rendeu um ano internado na UTI do Hospital Irmãos Penteado, em Campinas.
João Batista Figueiredo o visitou em Campinas, no hospital. O presidente da época era grande fã do atleta
João do Pulo passou por 16 cirurgias e teve quatro paradas cardiorrespiratórias, além de perder uma perna, o que liquidou de vez com a carreira.Nos anos seguintes João estudou educação física e enveredou pela carreira política, tendo sido eleito em 1986 a Deputado Estadual por São Paulo e reeleito em 1990. Disputou em 1994 e 1998, mas não conseguiu mais.
Fora do esporte, João enveredou pela política. Dois mandatos e duas derrotas
Morando em Guarulhos-SP, o ex-atleta e ex-político, acabou tendo problemas com alcoolismo.Ficava em um bar da cidade onde vivia suas lembranças, entre um gole e outro.
João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, completou 45 anos em 28 de maio de 1999. No dia seguinte, faleceu. As causas foram cirrose hepática e infecção generalizada.
Foi sepultado na cidade paulista de Pindamonhangaba, onde nasceu. A chegada do corpo do filho ilustre parou a cidade, que o recebeu numa manifestação de pesar jamais vista na região do Vale do Paraíba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário