Últimas Notícias
recent

TRAJETÓRIA DE JOÃO DO PULO FOI DE BATALHAS, GLÓRIAS E TRISTE FINAL

ÓRFÃO E MUITO POBRE, DEU A VOLTA POR CIMA, BRILHOU INTENSAMENTE E TEVE MORTE PREMATURA E MELANCÓLICA

Conhecido mundialmente como João do Pulo, o atleta brasileiro João Carlos de Oliveira passava para a história em 27 de julho de 1975, nas Olimpíadas do México, quando conquistou a medalha de ouro no salto em distância. A partir disso, foram muitas conquistas.

A vida de João do Pulo nunca foi fácil. Órfão de mãe, logo aos sete anos já teve de trabalhar como lavador de carros.

 Um salto para a glória. Medalha Olímpica catapultou a carreira de João 

Sua vida começou a melhorar quando entrou para o Exército, por onde ficou 14 anos e chegou à patente de sargento.

Aos 19 anos, quebrou o recorde mundial júnior de salto triplo no Sul-Americano de Atletismo, atingindo a marca de 14m75.

Em 1975 disputou os Jogos Pan-Americanos da Cidade do México, quando conquistou ouro no salto em distância, registrando 8m19 e ouro no salto triplo com 17m89, marca incrível que lhe valeu o recorde mundial da modalidade , ultrapassando em 45 cm  o então recorde que era do soviético  Viktor Saneyev.

 Em Moscou, atleta também brilhou intensamente. João levou o nome do Brasil em todos os cantos 

Nos Pan-Americanos de Porto Rico, sagrou-se bicampeão no salto triplo e salto em distância, obtendo um tetracampeonato pan-americano em duas provas.

Em termos de mundiais, foi tricampeão do salto triplo em Düsseldorf (1977), Montreal (1979) e Roma (1981).

A carreira no esporte foi tragicamente interrompida em 22 de dezembro de 1981, no auge, quando sofreu um acidente na Via Anhanguera, quando seu Passat foi atingido por uma Variant, o que lhe rendeu um ano internado na UTI do Hospital Irmãos Penteado, em Campinas.

 João Batista Figueiredo o visitou em Campinas, no hospital. O presidente da época era grande fã do atleta 

João do Pulo passou por 16 cirurgias e teve quatro paradas cardiorrespiratórias, além de perder uma perna, o que liquidou de vez com a carreira.

Nos anos seguintes João estudou educação física e enveredou pela carreira política, tendo sido eleito em 1986 a Deputado Estadual por São Paulo e reeleito em 1990. Disputou em 1994 e 1998, mas não conseguiu mais.

 Fora do esporte, João enveredou pela política. Dois mandatos e duas derrotas 

Morando em Guarulhos-SP, o ex-atleta e ex-político, acabou tendo problemas com alcoolismo.

Ficava em um bar da cidade onde vivia suas lembranças, entre um gole e outro.

João Carlos de Oliveira, o João do Pulo, completou 45 anos em 28 de maio de 1999. No dia seguinte, faleceu. As causas foram cirrose hepática  e infecção generalizada.

Foi sepultado na cidade paulista de Pindamonhangaba, onde nasceu. A chegada do corpo do filho ilustre parou a cidade, que o recebeu numa manifestação de pesar jamais vista na região do Vale do Paraíba.

Moura Nápoli

Moura Nápoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IMPRENSA OPINA SOBRE GRUPO DO BRASIL NA COPA DO MUNDO 2026

MOMENTO DO ESPORTE CONVERSOU COM QUATRO PROFISSIONAIS QUE ANALISAM CHANCES DA SELEÇÃO CANARINHO Por Daniel Nápoli Na última sexta-feira ...

O GRANDE PARCEIRO

Tecnologia do Blogger.