TÉCNICA INTERINA É BRUNA RODRIGUES, DO UNISOCIESC/BLUMENAU
Por Daniel Nápoli
Nesta terça-feira (23), a CBB (Confederação Brasileira de Basketball) anunciou a convocação para o Qualificatório do Pré-Mundial, em Ruanda, na África, entre os dias 19 a 25 de agosto, e o Sul-Americano que será disputado na sequência, em Santiago, no Chile.
Após a saída do técnico José Neto e sua comissão técnica, novidades. Pokey Chatman, técnica, assistente e General Manager na WNBA por 14 temporadas seguidas, chega como consultora técnica trazida pela CBB para o início da reestruturação visando o ciclo dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028. No próximo trimestre, Pokey estará no Brasil para seguir com o planejamento para a próxima Olimpíada.
Neste torneio, de forma interina, o Brasil será comandado por Bruna Rodrigues, técnica com bagagem no basquete feminino adulto, dirigindo o Unisosiesc/ Blumenau, e que está desde as categorias de base com a Seleção.
De acordo com a CBB, Bruna tem conhecimento das atletas do país convocadas, já que neste torneio não existe a possibilidade de usar jogadores que atuam no exterior. Cláudio Lisboa, do Foz Basquete, será auxiliar técnico. A direção é de Roseli Gustavo da Silva.
Léo Figueiró, técnico do Vasco no masculino, será o supervisor técnico, trazendo sua experiência internacional ao grupo. Léo foi assistente da Seleção masculina em uma Copa do Mundo com Aleksandar Petrovic (em 2019) e começou sua carreira em Rio Claro como técnico da equipe feminina da cidade.
As 17 jogadoras convocadas se apresentam no dia 1º de agosto em Blumenau, para o início dos treinos. Vale lembrar que 12 viajam para Ruanda no dia 16 de agosto.
O novo torneio da FIBA terá 16 seleções em ação e que irão duelar pelo título que garante um posto no qualificatório para o torneio que ocorre na Alemanha, no segundo semestre de 2026.
O Brasil vai jogar em Ruanda, em grupo com Hungria, Filipinas, Senegal e Brasil. E cruza nas semifinais com o grupo que tem Ruanda, Argentina, Líbano e Reino Unido. Apenas o campeão da competição se classifica. Mas quem não garantir agora um lugar no qualificatório, terá a chance via copas continentais em 2025.
Os Pré-Mundiais de Basquete Feminino da FIBA de 2026 envolverão 24 equipes, com os vencedores dos torneios de pré-qualificação do México e de Ruanda e mais 22 equipes determinadas pelos resultados nas Copas Continentais Femininas da FIBA de 2025, como a AmeriCupW 2025.
Um total de 16 nações, incluindo a anfitriã Alemanha, conseguirão seus ingressos e competirão na Copa do Mundo de Basquete Feminino da FIBA, como parte de um campo ampliado.
Esta expansão
aumenta a inclusão e a competitividade e cria mais oportunidades para o
basquete feminino, com 28 seleções nacionais femininas participando em
competições globais este ano e 32 seleções no ano da Copa do Mundo em 2026, em
linha com os números da Copa do Mundo masculina, apenas num formato diferente
de disputa.
Sobre Pokey Chatman
Americana de
Louisiana, 55 anos, Pokey Chatman tem 14 anos ininterruptos na WNBA. Foi
treinadora do Chicago Sky e do Indiana Fever. Hoje é general manager e
assistente técnica no Seattle Storm.
Confira a lista de convocadas:
Maria Albiero
(Ituano Basquete)
Cacá Martins
(Sampaio Basquete)
Alana Gonçalo
(Sampaio Basquete)
Micaela Duarte
(Corinthians/Esperia)
Gabriela
Sossô (SESI Araraquara)
Leila
Zabani (Ituano Basquete)
Emanuelly
Oliveira (SESI Araraquara)
Thayná Silva
(Celje-SLV)
Sassá Gonçalves (Sampaio Basquete)
Gabi Guimarães
(Ituano Basquete)
Vitória
Marcelino (SESI Araraquara)
Aline Moura
(SESI Araraquara)
Monique Pereira
(Clube União Sportiva)
Letícia
Josefino (SESI Araraquara)
Alexia Dagba
(SESI Araraquara)
Glenda Cruz -
(Unisociesc/Blumenau)
Lee Lisboa
(Ituano Basquete)
Com informações
da Assessoria de Imprensa da CBB.
Foto:
Divulgação/CBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário