Últimas Notícias
recent

Especial Centenário Alvinegro

O FIM DA ERA PELÉ

Foto: Acervo Santista

Por Daniel Nápoli

Uma das Eras mais bem sucedidas da história do futebol mundial, chegou ao fim no dia 2 de outubro de 1974. Naquela data, Pelé, o Rei do futebol, se despedia dos gramados pelo time da Vila Belmiro, diante da Ponte Preta, adversário que o Peixe bateu na oportunidade por 2x0, com gols de Cádio Adão e Geraldo.Iniciada no dia 7 de julho de 1956, na goleada diante do Corinthians de Santo André, por 7x1, a trajetória de Pelé no Santos, fez dele o maior ídolo não só do clube, mas também da história do esporte. Com exibições jamais vistas antes (e nem depois), Pelé em 1.114 jogos pelo time da Vila, marcou incríveis 1.088 gols, conquistando 22 títulos de relevância, tendo em todos eles, participação fundamental.

No jogo diante da ponte Preta, Pelé atuou nos 22 primeiros minutos. Depois disso, o jogo foi interrompido e o Rei do futebol ajoelhou no gramado, agradecendo todos os presentes e após dar a volta olímpica, aplaudido inclusive pelos jogadores adversários, Pelé deixou o gramado rumo ao vestiário da Vila Belmiro. Era o término de um importante capítulo na história do Santos, do futebol brasileiro e também do futebol mundial.

Mas a partida em questão no futuro, serviu apenas como despedida de Pelé do Santos Futebol Clube, isso porque no ano seguinte, o eterno camisa 10, resolveu deixar à aposentadoria para retornar aos gramados, só que pelo clube norte-americano New York Cosmos.

Por lá, Pelé jogou até 1977, marcando 106 gols em 64 jogos, ajudando a introduzir na cultura dos Estados Unidos o “soccer”.

Moura Nápoli

Moura Nápoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ITUANO PERDE OUTRO ATACANTE PARA O DEPARTAMENTO MÉDICO

PABLO LESIONOU-SE EM UM TREINAMENTO NA SEMANA E DEVERÁ FICAR NO DM POR PELO MENOS SETE MESES   O atacante chegou em 2023 e marcou um gol c...

O GRANDE PARCEIRO

Tecnologia do Blogger.