Últimas Notícias
recent

Especial Centenário Alvinegro

O SANTOS EM COPAS DO MUNDO

Foto: Blog Direito fora do comum

Por Daniel Nápoli

Ao longo de sua história, o Santos cedeu 15 jogadores à seleção brasileira para a disputa da Copa do Mundo.

O primeiro santista a defender a nação na história dos Mundiais, foi Araken Patusca, que na Copa do Uruguai, a primeira, em 1930, brigado com a diretoria do clube se juntou aos jogadores cariocas. Na época, entre a Associação Paulista e a CBD (Confederação Brasileira de Desportos). O Brasil terminou aquele mundial com uma vitória e uma derrota, na sexta colocação.

O Peixe só teria jogadores em Copas do Mundo, 28 anos depois, mas dessa vez os atletas decididos tiveram um destino melhor do que o do pioneiro Araken. Contando com o jovem Pelé, e com Pepe e Zito, a seleção sagrou-se pela primeira vez campeã mundial.

Na Copa seguinte, disputada no Chile, o alvinegro praiano teve ainda mais motivo para se orgulhar. Além de Pelé, Pepe e Zito, o Brasil foi novamente campeão mundial, com reforço de outros santistas: Gilmar dos Santos Neves, Mauro Ramos, Melgálvio e Coutinho.

Após o bicampeonato mundial, o Santos “serviu” a seleção com cinco nomes na Copa-1966: Pelé, Carlos Alberto Torres, Edu, Clodoaldo e Joel Camargo. Dessa vez, o selecionado canarinho não teve um final feliz, parando ainda na primeira fase.

A Copa seguinte voltou a ficar marcada de forma positiva na história do futebol brasileiro e do Santos, com Pelé, Carlos Alberto Torres e Clodoaldo ajudando o Brasil de forma efetiva à levar o tricampeonato mundial.

Depois a seleção brasileira voltou a ter santistas em seu grupo, nas Copas de 1974 (Marinho Peres e Edu) e na de 2010 (com Robinho).

Mas o Santos não forneceu apenas jogadores brasileiros às Copas do Mundo. No Mundial de 1986, o Peixe viu o goleiro Rodolfo Rodriguez defender a meta uruguaia e na Copa de 2006, foi a vez do zagueiro Julio Manzur representar o Santos, defendendo a seleção paraguaia.

Moura Nápoli

Moura Nápoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MOURA NÁPOLI - SEMPRE ATENTO

ESPERANÇA DE CAMPANHA SEM SUSTOS Estamos as portas da Série B 2024 e o Ituano, sem alardes, vai montando um elenco modesto – bem modesto –...

O GRANDE PARCEIRO

Tecnologia do Blogger.