Últimas Notícias
recent

Curiosidades do Esporte




BARCELONA X REAL MADRID UM SUPERCLÁSSICO CHEIO DE HISTÓRIAS

Por Daniel Nápoli
  
Fotos: Goal.com e Diário do Nordeste
     Daqui a pouco, às 14h50 (horário de Brasília), o estádio Camp Nou, irá receber mais uma edição do Superclássico espanhol Barcelona x Real Madrid.

Ao longo da história, a partida de hoje será a 253ª entre os gigantes, somando os campeonatos continentais, nacionais e amistosos, com vantagem catalã. São 105 vitórias do Barça, contra 92 dos Merengues. Ocorreram ainda 55 empates.

O maior artilheiro da história do clássico é argentino Alfredo Di Stéfano (foto acima), que com a camisa do Real Madrid, anotou 18 gols contra o arquirrival. Recorde que pode ser igualado já na partida de hoje pelo seu compatriota, Lionel Messi (foto abaixo). Mas para isso, camisa 10 do Barcelona precisaria marcar por três vezes no Camp Nou.

A maior goleada no clássico também pertence ao Real. No ano de 1943, pelo jogo de volta da semifinal da Copa do Generalíssimo os merengues atropelaram os catalães por 11x1, em Madrid. No jogo de ida, o Barça havia ganho por 3x0. Reza a lenda, que nessa partida histórica, realizada na época em que o General Franco, dominava o país, o trio de arbitragem, bem como os jogadores do Barcelona, foram ameaçados por policiais locais, caso o clube deixasse o jogo com a classificação, sofreriam as consequências. Se realmente isso ocorreu não se sabe oficialmente, mas que o resultado foi no mínimo estranho, se comparado ao primeiro duelo, isso ninguém discute.

O episódio só serviu para aumentar ainda mais a rivalidade entre os clubes, já que o Real Madrid sempre representou a realizada, o poder centralizador, enquanto o Barcelona é a bandeira catalã, que sempre se sentiu oprimida e deseja até hoje sua independência da Espanha.

Mais que uma rivalidade futebolística, Barcelona x Real Madrid é um confronto de ideologias, com mais de 100 anos de história.


Moura Nápoli

Moura Nápoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COLUNA DO SASSO

O Campeonato Brasileiro da Série B se aproxima e o Ituano ainda não se reforçou o suficiente. Apresentou dois reforços, o lateral Eduardo Di...

O GRANDE PARCEIRO

Tecnologia do Blogger.