Últimas Notícias
recent

Futebol Nacional

ARTISTA QUER REVERENCIAR ITUANO ATHIÊ JORGE CURY
Falecido dirigente que fez história no Santos Futebol Clube é ituano e não tem qualquer reconhecimento na cidade natal

O artista plástico Ituano Luciano Luz, 40, é amante das artes, sendo um mestre no desenho com lápis. Luciano é, também, amante do bom futebol, torce pelo Santos e é detentor de uma raridade, uma preciosidade, sem preço.

Na parede de seu ateliê, localizado no bairro Presidente Médici, há uma foto raríssima do time do Santos que foi campeão da Libertadores da América em 1962.

Essa foto, que hoje pode ser facilmente encontrada na internet, é rara pelo seguinte motivo: na época não havia, evidentemente fotos digitais, mas sim aquelas máquinas com filme, negativo, revelação, etc.

Luciano e a foto histórica. Só duas cópias do negativo original
A foto foi tirada pelo fotógrafo Rafael Dias Herrera, do jornal A Tribuna de Santos e há apenas duas revelações. Uma está no Memorial das Conquistas, na Vila Belmiro, e outra no ateliê de Luciano.

Quando fala a respeito do Santos, principalmente nos anos de ouro do time da Vila Famosa, os olhos de Luciano brilham. E a paixão pelo clube faz do artista um pesquisador. Luciano diz que um dos maiores presidentes da gloriosa história do alvinegro é ituano.

Trata-se de Athiê Jorge Cury, que foi goleiro do Santos, mas fez história presidindo o clube por nada menos que 26 anos (de 27 de fevereiro de 1945 até 28 de fevereiro de 1971), um recordista como presidente de time grande no futebol brasileiro. Em sua época, o Santos montou um esquadrão que assombrou o mundo tendo Pelé como expoente máximo.

Athiê foi também político, tendo sido vereador em Santos e deputado estadual. Foi nome de destaque por décadas nos cenários futebolístico e político, sendo conhecido e reconhecido nos mais diversos lugares, menos em sua cidade natal.

Athiê Jorge Cury, memória ignorada em Itu, sua terra natal
Estranhamente não há em Itu uma rua, uma praça, um bairro chamado Athiê Jorge Cury. "Em Piracicaba, por exemplo, há a Travessa Athiê Jorge Cury. Em Santos, ele é nome de Ginásio de Esportes e em Itu, sua terra natal, não há referência", lamenta Luciano. Há também o Conjunto Habitacional Athiê Jorge Cury, em Santos.

E em Itu, cidade onde nasceu o lendário dirigente esportivo e político, não se tem qualquer referência de logradouro público ou qualquer outra coisa que lembre seu nome. Luciano Luz, defensor da memória de Athiê Jorge Cury, gostaria de sensibilizar as autoridades de Itu para que o grande goleiro e presidente santista, além de vereador e deputado, tivesse sua memória reverenciada em Itu.
Moura Nápoli

Moura Nápoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUB-20: ITUANO BUSCA REABILITAÇÃO

CONFRONTO REGIONAL COLOCA CAÇULA COM 1 PONTO E TRADICIONAL COM 0. REABILITAÇÃO É A PALAVRA DE ORDEM Na tarde desta sexta-feira (19) o Sub-...

O GRANDE PARCEIRO

Tecnologia do Blogger.