Últimas Notícias
recent

Futebol Internacional

CORINTHIANS X SÃO PAULO: CLÁSSICO DE DECISÕES

Por Daniel Nápoli

Amanhã, a partir das 21h50 (horário de Brasília), no Pacaembu, terá início o segundo jogo da final da Recopa Sul-Americana entre Corinthians x São Paulo. Na partida de ida, disputada no Morumbi, deu Timão 2x1. Para conquistar o título inédito, baste um empate para o alvinegro. Já o tricolor necessita da vitória por dois gols de diferença para garantir seu terceiro título da Recopa. Vitória do clube do Morumbi por um gol de diferença leva a decisão para os pênaltis.

Embora seja a primeira decisão internacional entre as equipes, Corinthians x São Paulo é o clássico paulista que mais decidiu campeonatos (11 vezes sem contar a Recopa-2013). E a vantagem é do Timão (7x4).

A primeira final do “Majestoso” ocorreu no ano de 1939 e foi válida pelo Campeonato Paulista do ano anterior. O empate por 1x1 deu o título ao clube do Parque São Jorge.

Outro confronto valendo taça entre ambos só voltou a acontecer em 1957 (foto acima) e dessa vez o tricolor levou a melhor ao vencer pelo placar de 3x1.


Nos anos 1980, veio a chamada “Democracia Corintiana” de Sócrates, Casagrande,Wladimir, Zenon e cia e com ela um bicampeonato em cima do tricolor (1982 e 1983) com vitória de 3x1 e empate por 1x1 na grande final, respectivamente.


Quatro anos depois, o São Paulo soltou o grito de campeão que estava engasgado em finais contra o rival alvinegro. Após vencer o primeiro jogo por 2x1 e empatar sem gols na partida decisiva, o então campeão brasileiro comemorou a conquista de mais um título Paulista.


Depois de decidir campeonatos estaduais, Corinthians x São Paulo no ano de 1990 fizeram a final do Campeonato Brasileiro. Duas vitórias por 1x0 do clube do Parque São Jorge lhe deram a conquista inédita e deixava o tricolor, que havia perdido a final do nacional para o Vasco um ano antes, novamente com o vice.

No ano seguinte, o “Majestoso” decidiu novamente um Paulistão.  Com um show de bola do meia Raí, o São Paulo bateu o Corinthians por 3x0 no primeiro jogo da decisão e na segunda partida, bastou o 0x0 para a festa tricolor.


Ainda nos anos 1990, ocorreram mais duas decisões. Em 1997, um empate por 1x1 deu a taça do estadual para o Timão, enquanto um ano depois, o tricolor que contava com a volta de Raí (foto ao lado) que estava há quatro anos no futebol francês e via a então promessa Denílson de saída para o futebol espanhol, deu o troco ao virar a decisão, já que no primeiro jogo foi derrotado por 2x1 e no segundo jogo venceu por 3x1.


Já no século XXI, foi a vez do Torneio Rio São Paulo em sua última edição (pelo menos até agora), viu o “Majestoso” na grande final. O Corinthians comandado por Carlos Alberto Parreira levou o torneio ao vencer o São Paulo comandado por Oswaldo de Oliveira (3x2 e 1x1).


Um ano depois ambos decidiram mais uma vez o Paulistão. Com uma bela atuação de Jorge Wagner e Liédson (foto ao lado), o Timão venceu outra vez o Tricolor em decisões com um duplo 3x2.

E amanhã, o Corinthians ampliará sua vantagem histórica contra o rival, ou o São Paulo irá diminuir a diferença e conquistará o torneio internacional pela terceira vez? 
Moura Nápoli

Moura Nápoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GALINHOS FAZEM BARBA E CABELO EM VALINHOS

ENFRENTANDO O VALINHOS EC, CLUBE CAÇULA NO PAULISTA DE BASE, O ITUANO NÃO TEVE DÓ. SUB-15 VENCEU POR 3X0 E SUB-17 POR 3X1 Na manhã deste s...

O GRANDE PARCEIRO

Tecnologia do Blogger.