Últimas Notícias
recent

FLAMENGO X RIVER PLATE FARÃO A 15ª FINAL BRASIL X ARGENTINA NA LIBERTADORES


PRIMEIRA DECISÃO ENTRE OS PAÍSES ACONTECEU EM 1963, COM SANTOS X BOCA JUNIORS

Por Daniel Nápoli

Neste sábado (23), às 17h (horário de Brasília), em Lima, no Peru, Flamengo x River Plate farão a final da Copa Libertadores da América 2019. Será a segunda decisão da história do clube brasileiro na competição, tendo vencido o torneio continental em 1981. Já a equipe argentina, jogará a sua sexta decisão do campeonato, tendo sido campeã em 1986, 1996, 2015 e 2018.
Esta será a 15ª final de Libertadores envolvendo Brasil x Argentina, desde que a competição foi criada, no ano de 1960. A primeira decisão ocorreu em 1963, sendo protagonizada por Santos x Boca Juniors, com o Peixe levando a melhor.

Já em 1968, foi a vez dos argentinos levarem a melhor, com o Estudiantes vencendo o Palmeiras. Na terceira decisão, em 1974, os argentinos foram campeões por meio do Independiente, com o São Paulo sendo a vítima.

No ano de 1976, Cruzeiro x River Plate foram os finalistas, com o Brasil se sagrando campeão novamente. O time de Minas voltou a decidir a Libertadores na edição seguinte, porém perdeu para o Boca Juniors.

Depois de um hiato, brasileiros e argentinos voltarão a disputar uma final no ano de 1984, com Grêmio x Independiente, com a Argentina levando a taça. Já 8 anos depois, o Brasil voltou ao topo da América do Sul, por meio do São Paulo, que bateu o Newell’s Old Boys.

No ano de 1994, o São Paulo esteve envolvido em uma nova decisão contra os argentinos, mas dessa vez saiu derrotado pelo Vélez Sarsfield. Em 2000,a Argentina novamente foi campeã em cima do Brasil, com o Palmeiras perdendo a final para o Boca Juniors.

Em novo confronto entre brasileiros e argentinos, nova vitória dos vizinhos com o Boca Juniors,em 2003. A vítima na oportunidade foi o Santos. 4 anos depois, o “bicho-papão” Boca  levou outra final, com o adversário sendo o Grêmio.

Nova decisão ocorreu em 2009, entre Cruzeiro e Estudiantes, com os argentinos sendo campeões. O Brasil voltou a ser campeão em cima dos vizinhos no ano de 2012, com o Corinthians triunfando sobre o Boca Juniors.

Em 2017, os brasileiros foram campeões por meio do Grêmio, que bateu na decisão o Lanús. E gora, quem levará a melhor?

Foto- Divulgação/Conmebol


Moura Nápoli

Moura Nápoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ZAGUEIRO PEDRO LIBARDONI DEVE SER ANUNCIADO PELO ITUANO

ZAGUEIRO TEM 22 ANOS E VEIO DO TUBARÃO/SC. CLUBE AINDA NÃO DIVULGOU DE FORMA OFICIAL O Ituano deverá divulgar nas próximas horas a chegada...

O GRANDE PARCEIRO

Tecnologia do Blogger.