Últimas Notícias
recent

MARIA ROSA FAZ BALANÇO DA TEMPORADA 2020

FISIOTERAPEUTA DO SANTO ANDRÉ/APABA COMENTA AINDA EXPECTATIVA PARA 2021


Por Daniel Nápoli

No ano passado, o Santo André/APABA realizou um jogo pela Liga de Basquete Feminino (LBF) - paralisada e posteriormente cancelada devido à pandemia de Covid-19 – além  disputar a Copa São Paulo – terminando como vice-campeão – e o Campeonato Paulista, em que ficou na quarta colocação, brigando até a última partida por uma vaga na final.

Nesta trajetória, um dos importantes nomes para que a equipe tivesse condições de ser competitiva é o da fisioterapeuta Maria Rosa dos Santos, que ao Momento do Esporte, faz um balanço do trabalho realizado em 2020. “Na temporada passada trabalhamos com prevenção de lesões, práticas educativas e reabilitação, de forma virtual. Mas para dar certo, precisamos de abordagens assertivas, empenho das atletas e aceitação de toda a equipe multidisciplinar. Se houver falha em algum desses pontos, o processo é afetado.”


“Sabíamos que haveria algum nível de destreinamento devido ao tempo que ficaram afastadas da quadra, então, decidimos nos basear em times estrangeiros, que já estavam seguindo algumas condutas. Porém os dados eram insuficientes, baseados em consensos e em protocolos experimentais.”, acrescenta a fisioterapeuta.

Maria Rosa comenta ainda sobre o que espera para 2021. “A expectativa para essa nova temporada é que possamos rever todos os erros e acertos anteriores, utilizando toda experiência adquirida para afinarmos os trabalhos de preparação, prevenção e rotina esportiva, evitando os altos índices de lesões.”

“Penso que acertamos em preservar as atletas no primeiro sinal de desconforto e/ou intercorrência,é preciso entender que a atleta tem um futuro no esporte. Lutar pela longevidade e qualidade de vida de nossas atletas na modalidade, é um proposito pessoal. Colocar atleta para treinar ou jogar machucada é um dos pontos que não concordo, e tive toda retaguarda da comissão técnica nessas decisões.”

“O retorno à quadra é baseado em avaliações funcionais e protocolos de segurança respaldados pela literatura cientifica. Estar aberto para essa possibilidade faz toda diferença na vida esportiva da jogadora e no nosso papel de facilitadores desse processo”, conclui.

 

Fotos – Jorge Almajones Bevilacquas/Santo André/APABA

 

Moura Nápoli

Moura Nápoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JUNINHO PAULISTA COBIÇADO PELO VASCO

GIGANTE DA COLINA BUSCA NOVO DIRETOR DE FUTEBOL E ESTICA OLHOS PARA O GESTOR DO ITUANO Com a demissão de Alexandre Mattos pelo Vasco da Gama...

O GRANDE PARCEIRO

Tecnologia do Blogger.