Últimas Notícias
recent

SANTOS X PALMEIRAS – UM CLÁSSICO CENTENÁRIO, CHEIO DE HISTÓRIA

CONFIRA NÚMEROS E CURIOSIDADES DE UM DOS CONFRONTOS MAIS TRADICIONAIS DO FUTEBOL BRASILEIRO


Por Daniel Nápoli

No sábado (30), as 17h, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, Santos x Palmeiras farão o clássico mais importante da história do confronto, em partida válida pela final da Copa Libertadores da América da temporada 2020.

Será o jogo de número 331 entre as equipes. Na história, são 138 vitórias do Verdão, contra 105 do Peixe, além de 87 empates. O Palmeiras já marcou 561 gols, contra 474 do Santos.


A primeira partida entre as equipes ocorreu no Velódromo de São Paulo, no dia 3 de outubro de 1915 e terminou com goleada para o Santos: 7x0, porém a maior goleada da história do confronto foi imposta pelo Palmeiras: 8x0 (em dezembro de 1932).

Já o maior goleador da história do clássico é nada mais nada menos do que o Rei Pelé, que balançou as redes alviverdes em 32 oportunidades.

A primeira vez que as duas equipes decidiram um título foi em 4 de março de 1928, quando o Palmeiras, então Palestra Itália, venceu o Santos por 3x2 e se sagrou campeão paulista de 1927.


Depois disso, ambos só voltarão a decidir um título, no ano de 1960 e novamente o Verdão levou a melhor, sendo campeã estadual de 1959 ao vencer o Peixe no terceiro jogo da final (2x1). Na primeira partida, empate por 1x1 e no segundo, 2x2.


Em 2015, por falta de uma, foram duas decisões de título entre Santos x Palmeiras. Na primeira delas, pelo Paulista, deu Peixe (depois de perder o primeiro jogo por 1x0, vitória de 2x1 no segundo jogo  e triunfo de 4x2 nos pênaltis).


A segunda decisão, em 2015, foi pela Copa do Brasil e deu Verdão, depois de perder o primeiro jogo por 1x0, vencer o segundo por 2x1 e bater o Peixe nos pênaltis, por 4x3.

E agora, quem levará a melhor?

 

Fotos - Divulgação

Moura Nápoli

Moura Nápoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATACANTE DO ITUANO, LÉO PEREIRA NÃO DEVERÁ SEGUIR NO GRÊMIO

ATACANTE “FAZEDOR DE GOLS” ACABOU NÃO TENDO CONTRATO RENOVADO COM O GRÊMIO O Grêmio de Porto Alegre anunciou que não ficará com o atacante...

OS GRANDES PARCEIROS

OS GRANDES PARCEIROS
Tecnologia do Blogger.