Últimas Notícias
recent

UM ANO DO OURO NOS JOGOS PAN-AMERICANOS DE LIMA

IZABELLA SANGALLI E PATTY TEIXEIRA RELEMBRAM CONQUISTA DO BASQUETE FEMININO DO BRASIL

Por Daniel Nápoli

Nesta segunda-feira (10), o esporte brasileiro comemora o aniversário de um ano do ouro conquistado pelo Brasil no basquete feminino, nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru.

A Seleção Brasileira comandada por José Neto, foi para a competição com bastante desconfiança, porém o grupo coeso e com atletas talentosas foi “ganhando corpo” durante a competição.

A confiança na medida certa e a competência foram tendo cada vez mais espaço em quadra, rendendo um título que o basquete feminino não conquistava desde o Pan de Havana-1991.

Na fase de grupos, o Brasil passou por Canadá (79 x 71), Porto Rico (64 x 58) e Paraguai (81 x 37).

Na semifinal, vitória brasileira sobre a Colômbia por 62 x 48 e na grande final, triunfo sobre os EUA, por 62x 59, em uma partida marcada pelo equilíbrio e a emoção.

Para celebrar a data, o Momento do Esporte conversou com a ala Izabella Sangalli, do Ituano Basquete e a ala-armadora Patty Teixeira, do Vera Cruz Campinas, que estiveram no elenco vitorioso nos Jogos Pan-Americanos. Ambas relembraram a conquista, comentando momentos marcantes da campanha e da importância da data.


"É um momento muito importante pra mim, um ano atrás conquistávamos essa medalha maravilhosa e foi com certeza um divisor de águas, para o basquete feminino e para nós atletas, porque pudemos provar pra nós mesmas que somos capazes de jogar bem internacionalmente, com qualquer adversário.”, destaca Iza.

A atleta que atua desde o ano passado pelo Ituano Basquete, comenta ainda sobre as sensações que teve assim que a partida diante dos EUA terminou. “Foi uma dose de esperança, orgulho e honra. Jamais vou me esquecer do momento em cima do pódio, comemorando com todas as atletas e comissão; sou muito grata a todos eles.”.


Iza que também atuou no Pan de Toronto-2015, em que o Brasil ficou em quarto lugar, falou também sobre a possibilidade do retorno das competições na modalidade, paralisadas devido a pandemia do novo coronavírus.

Quanto ao retorno das competições, temos que aguardar, o cenário ainda é de incertezas, estou com muita saudades das quadras e espero que o basquete retorne em breve, e claro, respeitando todos os protocolos de saúde para a segurança de todos envolvidos.”

Iza comenta ainda sobre ao expectativa de continuar a fazer parte da Seleção Brasileira. “A Seleção tem como próximo compromisso o Sul-Americano, que foi adiado para 2021. Até lá meu objetivo é trabalhar duro e evoluir o máximo possível para estar entre as convocadas.”.

A ala acrescenta. “Quero muito continuar fazendo parte dessa história e representar o meu país da melhor forma possível".

Tendo em seu currículo a disputa da Copa do Mundo em 2014, do Pan de 2015, além dos títulos do Sul-Americano em 2014 e 2016, Patty Teixeira recorda o ouro no Pan. “Aquela conquista do ouro no Pan foi maravilhosa, é sem dúvidas o principal título da minha carreira e só guardo lembranças positivas de toda a competição, desde o primeiro jogo até a final.”

A ala-armadora do Vera Cruz falado da sensação pelo título alcançado. “O sentimento que tenho é de muita felicidade por ter feito parte do grupo que conseguiu essa medalha tão esperada, e também de muita gratidão às atletas e à toda a comissão técnica. “

Sobre o retorno às quadras, Patty vê a saúde em primeiro lugar. “Acredito que no momento que estamos vivendo hoje, o esporte deve ficar em segundo plano, porque o principal é salvar as vidas. Claro que estou com saudades das quadras e tenho me preparado como posso aqui em casa, com treinos físicos e técnicos. “, revela.

A atleta avaliou ainda o trabalho desempenhado pelo Brasil. “Sobre a seleção, apesar de não termos conseguido a vaga para as Olimpíadas, é um grupo muito bom, que confia totalmente no Neto e que tem um futuro brilhante pela frente, basta dar continuidade.”, concluiu.

Com a colaboração de Nathane Agostini, assessora de imprensa do Ituano Basquete e Alison Negrinho, assessor de imprensa do Vera Cruz Campinas.

Fotos- Alexandre Loureiro /COB/Arquivo pessoal

Moura Nápoli

Moura Nápoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ITUANO PRECISA FAZER A LIÇÃO DE CASA

DEPOIS DE UMA ESTREIA LONGE DA IDEAL, GALO GUERREIRO QUER REABILITAÇÃO DIANTE DE SEU TORCEDOR   Aracante Zé Eduardo poderá ser uma das nov...

O GRANDE PARCEIRO

Tecnologia do Blogger.