Últimas Notícias
recent

ENTREVISTA: TATIANA TAIS MARCIANO

 SECRETÁRIA MUNICIPAL DE ESPORTES DE CABREÚVA FALA SOBRE OS DESAFIOS E PLANOS PARA A GESTÃO

 


Por Daniel Nápoli

Profissional da Educação Física, formada em 2005 pela Escola Superior de Educação Física de Jundiaí e em Gestão Escolar pela Uninove em 2009, Tatiana Tais Marciano de 39 anos, é secretária de Esportes da cidade de Cabreúva, desde janeiro deste ano, no início do governo do prefeito Antônio Carlos Mangini.

Especializada desde 2010 em Educação Física Escolar e pós-graduada em Handebol (2012), modalidade na qual atuou como treinadora de equipes do município nas categorias mirim a adulto, falou recentemente com o Momento do Esporte, a respeito da atual situação do esporte cabreuvano em meio à pandemia de Covid-19.

“O município está seguindo todos os decretos estaduais e Cabreúva permanece com as escolinhas esportivas e campeonatos paralisados por tempo indeterminado, com foco na preservação de vidas. Não faria sentido neste momento de incertezas a nossa pasta, que trabalha para promover a qualidade de vida, criar situações que possam aumentar o risco de contágio da Covid-19. Com o avanço do calendário de imunização, conseguiremos avançar na implantação das políticas públicas para o esporte que concebemos em nosso plano de governo.”, fala Tatiana .

A comandante da pasta fala ainda sobre os desafios verificados ao assumí-la. “(a pasta) Estava praticamente inativa em Cabreúva. A dotação orçamentária era quase que totalmente destinada ao custeio dos recursos humanos", comenta a secretária que acrescenta que os “dispositivos de esporte espalhados pela cidade necessitam de reformas estruturais por estarem em estado precário de conservação. “

“Ao fazermos esse diagnóstico e passarmos para a atual gestão, esta prontamente comprou o conceito de ‘Esporte cuidando das pessoas’, que coloca a pasta como uma questão social, de saúde e educação”,  explica a professora.

A secretária comentou ainda sobre os planos para o esporte em Cabreúva, no pós-pandemia. “Neste momento estamos estruturando as praças esportivas, campos e ginásios. Sem o uso frequente desses espaços, a nova gestão está tendo a chance de fazer intervenções emergenciais e licitando melhorias que foram negligenciadas em anos anteriores, como forma de preparar os aparelhos públicos para a volta gradativa das atividades esportivas de grupo conforme os problemas ligados à pandemia forem sendo sanados.”

“Também nesse período daremos ênfase no treinamento de professores e do pessoal da linha de frente da secretaria para que eles possam receber alunos e moradores que frequentam as atividades esportivas com o máximo de segurança. Nosso plano de ações envolve uma volta gradual das atividades até atingirmos a totalidade de atendimento nas escolinhas esportivas dos bairros e outras frentes de promoção do esporte na cidade”, esclarece.

Funcionária pública desde 2010, como técnica de handebol e atletismo, Tatiana fala ainda sobre o planejamento para a gestão como um todo. “A gestão conta como uma equipe especializada, que já era totalmente ligada ao esporte na cidade. A Secretaria de Esportes é composta por quatro professores de educação física, funcionários de carreira. Nosso planejamento prevê a captação de recursos estaduais e federais, além do implemento de parcerias público-privadas, para conseguirmos levar espaços esportivos e projetos a bairros hoje carentes destes dispositivos ou que possuem espaços que precisam de implemento ou revitalização. “

“O fato de eu estar ligada ao esporte há mais de 20 anos e ser funcionaria pública de Cabreúva há 10 anos, conheço as carências enfrentadas pelos profissionais que estão na linha de frente, faz com que tenhamos uma percepção aguçada em relação as demandas prioritárias do esporte cabreuvano”, conclui.

 

Foto - Divulgação

 

Moura Nápoli

Moura Nápoli

Um comentário:

  1. A peofessora Tatiana é profissionalíssima e sempre teve seu trabalho elogiado por alunos, professores e pais. Entende da realidade do esporte cabreuvano, só precisa driblar a falta de recursos, já que a Covid está consumindo boa parte do orçamento

    ResponderExcluir

BASE DO ITUANO: TRÊS JOGOS E TRÊS VITÓRIAS

EQUIPES SUB-20, SUB-17 E SUB-15 VENCERAM NO FINAL DE SEMANA PELO CAMPEONATO PAULISTA Na tarde da última sexta-feira (26/04/24) o time Sub-20...

O GRANDE PARCEIRO

Tecnologia do Blogger.