Últimas Notícias
recent

ITUANO BASQUETE X SANTO ANDRÉ/APABA INICIAM CAMINHADA NA LBF 2021

EQUIPES REALIZAM CLÁSSICO PAULISTA NA COMPETIÇÃO NACIONAL

 


Por Daniel Nápoli

Neste sábado (13), às 18h, no Ginásio Municipal “Ditinho Xavier”, em Itu, Ituano Basquete x Santo André/APABA entrarão e mquadra pela Liga de Basquete Feminino 9LBF (2021). Será a primeira partida das equipes na temporada.  Dono da casa e atual vice-campeão paulista, treina desde o início de fevereiro, sob o comando do técnico Bruno Guidorizzi.

A primeira partida da equipe ocorre após pouco menos de um mês do início dos treinos, em um grupo com muitas novidades, desde o treinador Bruno Guidorizzi, que assumiu o comando da equipe nesta temporada, ao elenco que reúne atletas já conhecidas da torcida rubro-negra e cinco reforços anunciados até o momento.

Apesar de relativamente pouco tempo de trabalho até aqui, o técnico do Galo acredita que a equipe teve um grande avanço no entendimento da parte prática e que agora isso será colocado à prova nos jogos.

“É um grupo novo, um modelo de trabalho diferente, então pouco a pouco o grupo vai assimilando melhor, vai se conhecendo melhor e se achando mais na quadra, então essa química vem com o tempo. [Vamos] ver se, em uma situação real de jogo, os conteúdos foram assimilados de forma efetiva”, comenta Guidorizzi.

“Do ponto de vista tático é um jogo complicado, porque além de ser um adversário difícil, a gente não sabe ainda como ele se porta no campeonato, ainda não tivemos oportunidade de estudar e conhecer as adversárias, mas isso acontece para os dois lados”, analisa o treinador rubro-negro. “Mas a gente acredita no talento do grupo que temos e no trabalho que foi desenvolvido para superar essas adversidades”, analisa o técnico.

Para sua estreia, o Ituano Basquete terá à disposição nomes como: Joice Rodrigues (armadora), Palmira Marçal (ala/armadora), Patrícia “Chuca” (ala), Patty Teixeira (ala), Mari Dias (pivô), Monique Pereira (pivô), Ibukunoluwa Awe (ala), Isabel Bueno (ala) e Tita dos Santos(armadora).

A ala Izabella Sangalli e a pivô Letícia Josefino completarão o elenco do Galo no decorrer da competição nacional, quando a temporada  2020/2021 europeia se encerrar.


Ao analisar o elenco e as chances na competição, o técnico Bruno Guidorizzi explica. “A gente tem jogadora para chegar, mas é uma preocupação que eu não busquei ter agora, é algo que não posso controlar, precisei focar muito no grupo que eu tinha em mãos e no que eu podia desempenhar e tirar dele. Assim que chegarem as outras jogadoras, o grupo vai ficar mais completo, mais versátil, com novas opções, mas o que eu preciso fazer agora, apesar dos desfalques, é otimizar aquilo que eu tenho de bom no momento. E nós temos muita qualidade”, afirma.

Do outro lado da quadra, o Santo André, time do Grande ABC chega para esta edição da competição nacional com elenco renovado, formado por algumas jogadoras mais experientes, jovens promissoras e revelações do eficiente e tradicional trabalho de base andreense. Com esse panorama, a técnica Arilza Coraça crê num bom começo de competição.


“Trata-se de um jogo de estreia e sempre dá aquele frio na barriga. O nosso grupo, que está renovado, conta com jogadoras experientes, outras mais jovens e as meninas da base que completam o elenco. Estamos muito ansiosas por essa estreia e felizes, pois acabamos de fazer os testes e todas estão prontas, graças a Deus sem nenhum caso de detecção do coronavírus; a equipe está muito motivada, mas com aquele friozinho na barriga, o que é comum por se tratar do nosso primeiro jogo na competição”, comentou Arilza.”

“Quando enfrentamos a equipe de Itu, os jogos sempre são muito bons; no ano passado também estreamos fora de casa e, coincidentemente, contra esse mesmo adversário. O Ituano Basquete é dirigido pelo Bruno Guidorizzi, que tão bem conhecemos; é um técnico que gosta do jogo organizado e, por isso, treina bastante o setor ofensivo. Então, vamos ver se conseguimos brecar esse ataque, uma vez que o nosso adversário possui um grupo de atletas muito experientes; acredito que será um bom jogo e o que nós querermos é o resultado positivo”, completou a treinadora.

Para esta temporada, o Basketball Santo André/APABA renovou com: Jaqueline de Paula (ala), Lays da Silva (armadora), Letícia Rodrigues (pivô), a cubana Ariadna Felipe (ala) e Maria Carolina (pivô). Já os reforços são esses: Glenda Cruz (pivô – ex-Pró-Esporte/Sorocaba), Vanessa “Sassa” Rodrigues (ala/pivô – ex-NBPG-PR), Carol Ribeiro (ala/armadora – ex-Ituano Basquete) e Milena Rodrigues (ala/pivô – ex-Pró-Esporte/Sorocaba).

Entre as revelações da base andreense, vale à pena ficar de olho nas jovens Stephany Gonçalves (ala de 16 anos), Marcella Prande (ala de 16 anos), Aninha Dias (armadora de 17 anos), Aisha dos Santos (ala de 16 anos) e Giovanna da Silva (pivô de 15 anos).

A partida entre Ituano Basquete x  Santo André/APABA, ocorrerá sem a presença da torcida, mas será transmitida pela LBF Live (https://lbf.tvnsports.com.br/).

 

Com a colaboração dos jornalistas Nathane Agostini e Frederico Batalha.

 

Foto – Nathane Agostini/Divulgação

 

 

Moura Nápoli

Moura Nápoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BASE DO ITUANO: TRÊS JOGOS E TRÊS VITÓRIAS

EQUIPES SUB-20, SUB-17 E SUB-15 VENCERAM NO FINAL DE SEMANA PELO CAMPEONATO PAULISTA Na tarde da última sexta-feira (26/04/24) o time Sub-20...

O GRANDE PARCEIRO

Tecnologia do Blogger.