Últimas Notícias
recent

LUCIANO LUZ E A UNIÃO DA ARTE COM O ESPORTE

ARTISTA PLÁSTICO MISTURA PAIXÕES E RESULTADO É HOMENAGEM À MICHAEL JORDAN E AO BASQUETE

 


Por Daniel Nápoli

 

O artista plástico ituano Luciano Luz, além de ser um amante das artes é também um amante do esporte. Torcedor fanático do Santos Futebol Clube, ele nutre forte apreço por outro esporte: o basquete.

E foi por meio da bola laranja, que Luciano decidiu misturar duas de suas paixões. Fã do ex-jogador de basquete Michael Jordan, eterno ídolo do Chicago Bulls, hexacampeão da NBA, bicampeão olímpico e considerado por muitos especialistas como o maior jogador da modalidade em todos os tempos, o artista plástico fez o quadro  “Ode ao Espetáculo”.

“ A idéia foi mostrar  toda aquela visão que existe do ginásio, obviamente usando o Jordan de pano de fundo , embora ele seja a essência. O trabalho começa com o logo dele que é o jumpman, que ficou super clássico, ele com as pernas abertas saltando. Dentro, eu coloquei coisas relacionadas a sua vida no basquete. Esse trabalho de Art Pop é um estilo que eu desenvolvi usando a ideia dou Cubismo, que é uma arte que você usa para destruir a anatomia do desenho e como sou do desenho eu sei que uma imagem precisa das linhas nos lugares certos”, explica Luz.

“O Cubismo faz com que as linhas possam se perder e se transformar em outras coisas, então por isso que eu faço esses trabalhos com mais história dentro do universo do arte pop, que tem adereços ali dentro, cores chapadas e ausência do degradê, figuras populares e as retículas.”, acrescenta Luciano.

O artista plástico comenta ainda ao Momento do Esporte, sobre sua inspiração e os elementos utilizados. “O quadro teve como inspiração o que acontece envolta do ginásio. Os torcedores sentados nas primeiras fileiras, muitas lojas de conveniências, quis trazer isso.”.

Na obra, Luciano fez questão de deixar registrada uma característica de Jordan. “Quando ele colocava a língua pra fora era certeza de cesta, muitos jornalistas falam isso, era um sinal de alerta que ninguém iria conseguir pará-lo,  daí fiz essa caricatura.”

Além disso, o ituano acrescentou outros elementos da vida de Jordan, como a camisa azul utilizada por ele na Universidade da Carolina do Norte, onde foi campeão universitário. Também foi utilizada na obra, a camisa 23  clássica do Chicago Bull e do lado esquerdo a calça de agasalho de aquecimento e a outra, do time de beisebol Chicago White Sox, quando deu uma pausa na carreira do basquete por dois anos, após o falecimento de seu pai.

“No quadro também há o emblema do Barcelona, em alusão ao bicampeonato olímpico de 1992, além  da taça de campeão da NBA e no canto inferior, seis estatuetas de MVP, conquistadas pelo Jordan”.


Além disso, na obra está a luz central, que representa o espetáculo, um momento artística”, conclui Luciano que em 2019, promoveu exposição da obra, em um Pub da cidade de Itu. Na foto acima, o artista plástico lado de sua esposa e do quadro “Ode ao Espetáculo”.

 Atualmente, Luciano está trabalhando e pesquisando para produzir uma nova obra ligando a arte e o esporte, mas dessa vez, sobre o futebol.

 

Fotos - Divulgação

 

 

Moura Nápoli

Moura Nápoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BASE DO ITUANO: TRÊS JOGOS E TRÊS VITÓRIAS

EQUIPES SUB-20, SUB-17 E SUB-15 VENCERAM NO FINAL DE SEMANA PELO CAMPEONATO PAULISTA Na tarde da última sexta-feira (26/04/24) o time Sub-20...

O GRANDE PARCEIRO

Tecnologia do Blogger.