Últimas Notícias
recent

ATLETISMO: YELTSIN JACQUES É OURO NOS 5.000M

BRASILEIRO É CAMPEÃO NA ESTREIA DA MODALIDADE EM JOGOS PARALÍMPICOS



Por Daniel Nápoli

Na noite da última quinta-feira (no Brasil), manhã desta sexta-feira (27), no Japão, o brasileiro Yeltsin Jacques conquistou a medalha ouro nos 5.000m masculino T11, para cegos, nas Paralimpíadas de Tóquio-2020,na estreia da modalidade em Jogos Paralímpicos.

Numa prova emocionante, Yeltsin começou liderando e manteve a ponta até faltarem apenas 400m para o fim, quando foi ultrapassado pelo japonês Kenya Karasawa, mas o brasileiro se recuperou e numa arrancada sensacional, retomou a liderança na última volta, já pertinho da linha de chegada. E atravessou-a em primeiro, ao lado do atleta-guia Carlos Antônio dos Santos, com o tempo de 15min13s62.

“Nós treinamos mais de dois anos intensos para essa prova - disse Yeltsin, que comentou como foi a corrida com seus dois guias, que se revezaram ao seu lado. Foi uma prova de bastante estratégia. Eu já tinha definido uma estratégia prévia próxima a isso e os meninos (guias) foram me passando todas as informações, o Laurindo (Laurindo Nunes Neto, primeiro guia) no começo se posicionou atrás, conforme a gente tinha combinado, para evitar choque. Quando eu falei para ele "sai", fomos pra ponta, já vimos quem era quem. Aí quando o Carlos (Carlos Antônio dos Santos, segundo guia) entrou, me avisou: 'é o queniano e o japonês'. Aí eu pensei: conforme a minha esposa tinha estudado antes, ela passou tudo pra mim, as informações, e me avisou que o japonês não ia abrir na chegada. Foi dito e feito”, disse o campeão ao site Ge.

Ainda nos Jogos Paralímpicos de Tóquio-2020, Yeltsin disputará os 1.500m e a maratona. O atleta campeão paralímpico é ouro nos 1.500m nos Jogos Parapan-Americanos de Lima-2019 e nos 5.000m nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto-2015.

 

Foto Wander Robeto/CPB

 

 

Moura Nápoli

Moura Nápoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MOURA NÁPOLI - SEMPRE ATENTO

Para ler... e pensar O E.C. Primavera de Indaiatuba – e Indaiatuba é praticamente ao lado de Itu – é detentor dos direitos federativos do ...

O GRANDE PARCEIRO

Tecnologia do Blogger.