Últimas Notícias
recent

ITUANO BASQUETE VOLTA A VENCER O KTO/BLUMENAU E É CAMPEÃO DA LBF 2021

FORA DE CASA, GALO BATEU AS CATARINENSES POR 85 X 79, NO JOGO 3 DA FINAL
Por Daniel Nápoli A Liga de Basquete Feminino (LBF) conheceu a mais nova equipe campeã. Trata-se do Ituano Basquete, que neste domingo (22), no Ginásio “Galegão”, em Blumenau, Santa Catarina, venceu o KTO/Blumenau por 85x79, no jogo 3 da série final da temporada 2021 da competição nacional. 

Como o Galo já havia vencido os dois jogos anteriores, fechou em 3x0 a série melhor de cinco jogos. Assim como nas duas partidas anteriores, Blumenau teve um início melhor. Com um ótimo aproveitamento nos arremessos, incluindo nos de três, a equipe catarinense estava sobrando na parte ofensiva e também estava bastante aplicada na parte defensiva, com uma forte marcação, que não permitia ao Ituano organizar suas jogadas. Blumenau fechou o quarto inicial em 26 x 12. 

Veio o segundo período e com ele uma melhora do Galo. A equipe visitante conseguiu fugir da marcação e melhorou seu aproveitamento nos arremessos, porém Blumenau seguiu calibrado. Mesmo assim, com mais ritmo, o Ituano diminuiu a vantagem catarinense na partida, fechando o segundo período em 25 x 20.
Na volta do intervalo, o terceiro período foi de equilíbrio, com a pontuação das equipes caindo um pouco, porém com a marcação se fazendo mais presente. O Ituano mais uma vez diminuiu a vantagem de Blumenau, fechando em 18 x 16. 

Para o último quarto, a equipe da casa precisava a todo custo manter a vantagem para forçar o jogo 4, enquanto o Galo buscava uma virada na partida para garantir o título e foi justamente o que aconteceu. Com uma boa movimentação e um ritmo forte ofensivo, o Ituano fez o seu melhor quarto, enquanto via Blumenau perder o bom aproveitamento em seus arremessos, o que propiciava contragolpes mortais do Galo. 

O Ituano faturou o título ao fechar o quarto período em 30 x 17 e o jogo em 85 x 79. Érika de Souza foi a MVP da partida, registrando 13 pontos, duas assistências e 14 rebotes, com 26 de eficiência. Também se destacaram pelo Galo: Patty Teixeira (24 pontos, quatro assistências, quatro rebotes e cinco roubadas de bola), Alana Gonçalo – eleita a MVP dos playoffs, que registrou 21 pontos, uma assistência, seis rebotes e quatro roubadas de bola e Palmira Marçal (14 pontos, cinco assistências e sete rebotes). 

Pelo lado do KTO/Blumenau, os destaques foram: Vitória Marcelino (11 pontos, três assistências, oito rebotes e quatro roubadas de bola), Cacá Martins (11 pontos, 12 assistências, quatro rebotes e três roubadas de bola), Tati Castro (15 pontos, uma assistência, seis rebotes e duas roubadas de bola) e Luana Souza (17 pontos, três assistências e um rebote).
A conquista da LBF 2021 por parte do Ituano, coroa um projeto iniciado no final de 2017 na cidade de Itu, interior de São Paulo, realizado em parceria entre a Prefeitura, CIS (Companhia Ituano de Saneamento) e Ituano Futebol Clube, que com a captação de outros patrocínios, puderam colocar em prática a retomada de um esporte até então “esquecido” em Itu. 

Em outras oportunidades, ao site MOMENTO do ESPORTE, o prefeito de Itu, Guilherme Gazzola (PL), comentou sobre o projeto. "Uma grande importância para a cidade. Quando você traz um esporte de ponta que no caso é o basquete feminino, você traz junto com ele uma categoria de base, é o despertar da atenção de crianças, esse projeto foi para todas as escolas, despertou o orgulho do ituano enquanto camisa, enquanto time, enquanto cidade, o ponto principal é a essa questão. Quando você investe num projeto de ponta, você investe em exemplo, em imagem". 

"A gente vê o resgate de uma categoria que estava 'sumida', o basquete é um esporte extraordinário”, disse em entrevista de janeiro do ano passado ao MOMENTO do ESPORTE, o presidente do Ituano Futebol Clube e um dos idealizadores do projeto, Ricardo Giordiani. 

E de fato, o que Guilherme Gazzola e Ricardo Giordani disseram, realmente ocorreu. A cidade “abraçou” a modalidade, que agora colhe os seus frutos. Aliás, já estava colhendo antes. Além de seletivas para a formação de suas categorias sub-18 e sub-20, a equipe principal do Ituano Basquete é também campeã dos Jogos Abertos do Interior (2018), bicampeã dos Jogos Regionais (2018 e 2019), além de duas vezes finalista do Campeonato Paulista (2019 e 2020) e prata nos Jogos Abertos de 2019. 

Depois de ficar pelo caminho, nas quartas de final da LBF de 2018 e 2019, o Ituano se reforçou e veio mais “cascudo” para 2021. A força do elenco e um ótimo trabalho da comissão técnica fizeram do Galo, uma equipe vibrante, que soube “sofrer” quando tinha que “sofrer” e soube ganhar. 

Falamos do Ituano e também devemos enaltecer o KTO/Blumenau. Logicamente, que a equipe catarinense por estar na final, esperava e brigou pelo título, mas a derrota não diminuiu em nada o belo trabalho desenvolvido pela cidade de Blumenau, por seu técnico João Camargo, demais membros da comissão técnica e atletas. 

A equipe, na base da superação, saiu do sétimo lugar na fase regular para decidir o título, desbancando equipes favoritas como o SESI Araraquara e o Sampaio Basquete. O MOMENTO do ESPORTE aproveita para parabenizar as demais equipes que participaram da LBF 2021 (Sampaio Basquete, Vera Cruz Campinas, SESI Araraquara, Sodiê Doces/Mesquita/LSB RJ, Santo André/APABA e AEC/Agroindustrial/Bax Catanduva). 

Em meio a uma pandemia, as equipes conseguiram manter suas atividades e produzir um grande espetáculo para seus respectivos torcedores e fãs do basquete como um todo. 

Agora, devem iniciar os estaduais e a expectativa é a melhor possível, com outros grandes jogos e que em março de 2022, a LBF possa voltar ainda mais forte! 

Fotos –Juca Ferreira/Divulgação-LBF
Moura Nápoli

Moura Nápoli

Um comentário:

  1. Daniel,Itu em 2010 foi campeão dos regionais, pela primeira vez,sob meu comando, sendo assim somos tri campeões dos Regionais, só completando a informação, meu amigo.

    ResponderExcluir

COLUNA DO SASSO

Neste sábado o Ituano dará início na sua jornada no Brasileiro Série B. E a coisa já começa quente. Enfrentará a Chapecoense na Arena Condá....

O GRANDE PARCEIRO

Tecnologia do Blogger.