Últimas Notícias
recent

#TBT DO MOMENTO: A PRIMEIRA EUROCOPA

ATUALMENTE UMA DAS MAIORES COMPETIÇÕES ENTRE SELEÇÕES, EURO TEVE INÍCIO MODESTO



Por Daniel Nápoli

No dia 11 de junho, terá início mais uma edição da Eurocopa. A 16ª da história da competição organizada pela UEFA. O torneio de seleções era para ter ocorrido no ano passado, porém devido à pandemia de Covid-19, a realização da competição do ano 2020, foi adiada para 2021.

Indiscutivelmente, a Euro é uma das principais competições entre seleções da história do futebol, porém seu início foi bastante modesto.

A primeira edição da competição, foi realizada em 1960 e foi “desprezada” por potências como Itália e Alemanha (então Alemanha Ocidental).

Ao todo, apenas quatro países participaram da edição inaugural do torneio: França (a anfitriã), Iugoslávia, União Soviética e Tchecoslováquia.

No dia 6 de julho de 1969, ocorreram os dois primeiros jogos da história da competição. Em Paris, a França enfrentou a Inglaterra por uma vaga na final, enquanto em Marselha, a Tchecoslováquia encarou a União Soviética.

Em casa, os franceses perderam a vaga na decisão ao serem derrotados por 5x4 pela Iugoslávia, em um jogo histórico. No outro duelo, os soviéticos não tiveram dificuldades e venceram os tchecos por 3x0.

No dia 9 de julho, na decisão pelo terceiro lugar, a Tchecoslováquia venceu a França por 2x0 e na grande final, no dia 10 de julho, e no Parque dos Príncipes, em Paris, a União Soviética entrou para a história sendo a primeira campeã da Eurocopa, ao vencer a Iugoslávia por 2x1, após 1x1 no tempo normal e 1x0 na prorrogação de uma partida dura.

Naquela histórica final, a União Soviética foi a campo com:  Lev Yashin; Givi Chokheli, Anatoly Krutikov, Anatoli Maslyonkin; Yuri Voynov e Igor Netto; Valentin Ivanov, Slava Metreveli, Viktor Ponedelnik, Valentin Bubukin e Miikheil Meskhi. Técnico – Gavriil Kachalin.

 

Foto - Amino

Moura Nápoli

Moura Nápoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ITUANO RESCINDE CONTRATO COM EDUARDO RAMOS

EXPERIENTE MEIA DEIXA O ITUANO. FICOU A EXPECTATIVA DE QUE PODERIA TER RENDIDO MAIS... O Ituano anunciou na manhã de desta segunda (27), q...

OS GRANDES PARCEIROS

OS GRANDES PARCEIROS
Tecnologia do Blogger.